A cidade de Serra Talhada no médio sertão pernambucano é um verdadeiro museu a céu aberto, pois é um mergulho na tradição nordestina e é a terra do brasileiro mais biografado da história: Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, o Rei do Cangaço” ou simplesmente “Governador dos Sertões”.
Serra Talhada se destaca no cenário turístico, explorando além de sua beleza plástica, a figura do Rei do Cangaço, principalmente na dança criada pelo seu bando: o Xaxado. Razão pela qual Serra Talhada é conhecida como a Capital Brasileira do Xaxado, Capital do Pajeú e símbolo nacional por ser a cidade natal do cangaceiro Lampião, a raposa da caatinga.
Lampião nasceu em Serra Talhada no dia 4 de junho de 1898 e se imortalizou como o mais bem-sucedido líder cangaceiro, tanto que se tornou o mais conhecido da história do Brasil e sua saga é a mais prestigiada no banco das academias.
Embelezada por suas serras talhadas, banhada pelo Açude Borborema, cortada pelo Riacho do Navio e pelo Rio Pajeú, cantados em verso e prosa, a cidade de Serra Talhada é o berço da cultura, dos poetas, do cangaço, dos coronéis e principal município do Sertão do Pajeú.