Sirenes do sistema de emergência de barragens localizadas em Santa Bárbara e Barão de Cocais, na Região Central de Minas, tocaram em alarme falso na tarde desta terça-feira (29/10). A mineradora responsável pela estrutura de contenção de rejeitos, a AngloGold Ashanti, informou que “houve o acionamento indevido” e que todas as barragens estão seguras e estáveis. O toque da sirene deixou os moradores desesperados. As informações são do Estado de Minas.
A empresa também lamentou o acionamento equivocado e pediu desculpas aos moradores em nota. A AngloGold Ashanti disse que está avaliando os motivos do acionamento indevido. De acordo com ela, lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes foram contatados.
Por sua vez, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) informou que foi comunicada do acontecido e reforça que a sirene foi acionada de forma indevida. A coordenadoria afirma que “ajudou a orientar a população sobre o equívoco da mineradora”.
Imagens disponibilizadas na redes sociais registram o desespero de moradores, incluindo crianças, diante do som da sirene.