Silvano Gil Gomes da Silva, de 35 anos, morreu no domingo, 31 de dezembro, após um confronto armado com policiais militares da Rondesp Extremo Sul e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), guarnição especializada da 43ª Companhia Independente de Itamaraju (CIPM).
Os policiais que participaram da ação afirmam que o trabalho ostensivo foi iniciado após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis, prender uma mulher identificada como Poliane Soares de Mello, de 43 anos, flagrada transportando 11,6 quilos de cocaína e 3,6 quilos de maconha. Questionada sobre a origem dos entorpecentes a mulher relatou que tinha adquirido o carregamento em mãos de Silvano em Itamaraju e o que o mesmo portava mais drogas e estava armado.
Com base nas informações os militares deslocam-se à residência do suspeito, localizada à rua Ceará, bairro Santo Antônio do Monte, região sul de Itamaraju, que recebeu as guarnições a tiros e no revide policial, acabou sendo atingido e veio a óbito. Com ele foram apreendidos dois quilos de cocaína, três balaclavas e um revólver calibre 38.
Já a mulher presa com mais de 15 quilos de drogas, foi apresentada à sede da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), onde permanece à disposição da Justiça. A ocorrência de resistência à intervenção policial que resultou na morte de Silvano Gil foi formalizada na Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju.