Na manhã desta última quarta-feira, 2 de outubro, guarnições da RONDESP Extremo Sul, que realizavam patrulhamento tático ostensivo em Eunápolis, depararam-se com homens armados na rua Abílio Batista, bairro Stela Reis e segundo as informações oficiais, o grupo tentou fugir assim que avistou as viaturas.
Na correria, ainda segundo os militares, alguns suspeitos começaram a efetuar disparos de armas de fogo em direção das guarnições, que revidaram e ali deu início a um confronto.
Os acusados entraram numa área de vegetação conhecida como Boqueirão, onde ocorreu um novo tiroteio. Um dos suspeitos, de acordo com os policiais, tentou escapar por residências próximas, pulando muros e correndo sobre os telhados, continuando a atirar em direção dos militares.
Após cessarem os disparos, os militares realizaram buscas pelas casas e encontraram o suspeito caído em um dos quintais, baleado. Ao lado dele, foi apreendido um revólver da marca Taurus com cinco cartuchos deflagrados e um picotado. O indivíduo foi imediatamente socorrido e levado ao Hospital Municipal de Eunápolis (HME), onde foi constatado o óbito.
No local do confronto os policiais encontraram uma mochila contendo 176 buchas, 11 pedaços menores e dois maiores de maconha (totalizando 760 gramas); 32 papelotes e uma porção de cocaína (somando 80 gramas); 70 pedras de crack prontas para venda e uma maior (35 gramas no total); uma balança de precisão e dois conjuntos de roupas camufladas. Todo o material apreendido foi levado à Delegacia Territorial (DT) de Eunápolis, onde o delegado plantonista Mateus Vasconcelos, registrou o Auto de Resistência com resultado em morte, em resposta à agressão sofrida pelos policiais militares.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a remoção do corpo, que foi identificado como Joaldo Santos Rodrigues, de 20 anos. Segundo informações da polícia, Joaldo era integrante de uma facção criminosa que atua na cidade de Eunápolis.