Por Ronildo Brito
Na sexta-feira, 13 de agosto, uma criança de 8 anos deu entrada na Unidade Municipal Materno Infantil de Teixeira de Freitas (UMMI), com queimaduras de terceiro grau em várias partes do corpo. O caso aconteceu devido à explosão de um botijão de gás em sua residência. A criança e familiares foram assistidos e acolhidos pela equipe multiprofissional da UMMI.
O coordenador da central de leitos da UMMI, Jeferson Neves, ressaltou que foi conseguido a vaga em Salvador para a criança no mesmo dia da sua admissão, aguardando apenas a liberação via estadual da transferência aérea. “Aqui, inserimos o paciente no Surem, mas ao mesmo tempo ligamos, cobramos à central, dialogamos com a família e fazemos de tudo para conseguir a vaga o mais rápido possível”, diz.
Ainda segundo Jeferson Neves outro processo similar aconteceu na quinta (12), de uma criança de 3 anos trazida de outro município para atendimento médico na UMMI após engolir uma moeda. A transferência foi realizada no mesmo dia, com a rapidez que o quadro exigia, e a paciente foi levada também de avião para o Hospital Geral, em Salvador.