Por Athylla Borborema
A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aprovou por unanimidade um projeto de resolução de autoria do vereador Ariston Pinheiro da Costa (PSDB) que concede um título de cidadão honorário à ex-vereadora e assistente social Marta Helena Leal. O título de cidadão honorífico a Marta Helena, aprovado no último dia 26 de outubro, apresentado pelo vereador Ariston Pinheiro, ocorreu em reconhecimento a sua história no voluntarialismo em prol das classes mais pobres do município e por toda sua trajetória na política partidária da cidade de Teixeira de Freitas. A data de entrega da honraria a ex-presidente da Câmara Municipal, ainda não foi marcada pela atual presidência da Casa.
“É com o nosso coração cheio de alegria que apresentamos e obtivemos a aprovação com louvor do título de cidadã honorífica a nossa querida amiga e servidora do povo Marta Helena Leal, como forma de valorizar o trabalho dessa aguerrida mulher, serva do senhor Jesus, católica fervorosa, esposa dedicada, mãe maravilhosa, avó carinhosa, companheira de todas as horas, amiga leal e ser humana inigualável. Esse título quer dizer muita coisa pela sua importância social e política, mas não é tanto por tudo que Marta Helena fez e faz por nossa gente mais sofrida, com seu jeito meigo e afável. Essa mineira que vive em Teixeira de Freitas desde garota e que adotou essa terra como sua, receberá esta honraria pública em sessão festiva, em homenagem a sua trajetória de vida lavrada nesta cidade”, salientou o vereador autor do projeto de lei Ariston Pinheiro.
Quem é Marta Helena
A assistente social Marta Helena Leal é uma das figuras públicas mais conhecidas e queridas da região, que por mais de 40 anos desenvolve um trabalho social relevante nas comunidades mais carentes do município de Teixeira de Freitas. Marta Helena nasceu em Teófilo-Otoni em 6 de outubro de 1956, filha do casal Gabriel Arcanjo Leal e Maria Efigênia Ferreira, quando chegou a Teixeira de Freitas era uma jovem que acabara de sair da adolescência, onde concluiu o 2º grau em Contabilidade no CEPROG – Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão e se bacharelou em Serviço Social pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.
Iniciou sua vida profissional como recepcionista no Hospital e Maternidade Santa Rita de Teixeira de Freitas em 1º de fevereiro de 1982, onde seguiu carreira e se manteve na unidade por 37 anos, até o dia 21 de janeiro de 2019. Marta Helena é casada com Adelnilson Ramos Pereira e é mãe de dois filhos: Samilla Leal Rocha e Allison Leal Rocha. É avó de Paola Vieira Rocha e Heitor Leal. Na política Marta Helena Leal ingressou pela primeira vez no ano 2000, quando foi candidata a vereadora. Em 2004 foi candidata novamente e se elegeu com 1.564 votos. Em 2008 foi reeleita vereadora com 2.263 votos e se tornou a mais votada da história do município.
Na gestão 2009/2010 Marta Helena foi presidente da Câmara Municipal, quando se destacou na condição de administradora por ter aberto as portas e as janelas do Poder Legislativo para à população, realizando sessões itinerantes nos bairros, distritos e povoados do município e implantou um dos mais eficientes projetos de transparência pública do Estado. Depois Marta Helena seguiu na política escrevendo um caminho de muita decência e comprometimento, tanto que em 2014 obteve 12.960 votos para deputada estadual. E nas eleições municipais de 2016 e 2020 foi candidata a prefeita de Teixeira de Freitas. Ela é filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira.