O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Federação Bahiana de Futebol (FBF), indeferiu o recurso da Seleção de Itamaraju que pedia a suspensão ou adiamento da pena imposta ao time referente ao jogo de volta da decisão do Campeonato Intermunicipal contra Itapetinga, em oito de dezembro de 2019, no estádio Juarez Barbosa.
Na partida, em que Itamaraju sagrou-se tetracampeão após empatar no tempo normal e vencer nos pênaltis, torcedores não identificados arremessaram objetos em direção ao gramado, o que resultou em punição à equipe com a perda do mando de campo em dois jogos.
A pena foi decretada alguns meses depois, mas um acordo em dezembro de 2022 estabeleceu o seu cumprimento na edição 2024 do Intermunicipal. A Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) apelou ao TJD, mas em decisão anunciada no último dia 16, a corte manteve a sentença.
Com isso, a seleção itamarajuense terá como mando de campo na primeira fase do Intermunicipal o Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva, na cidade de Prado. Os jogos, pelo Grupo 16, serão contra a seleção pradense, neste domingo (21), e Eunápolis, no dia oito de agosto. A partida marca a abertura oficial da competição.
Mais nove sofrem punições
Além de Itamaraju, outras nove seleções irão cumprir este ano perda de mando de campo mediante a infrações cometidas entre 2019 e 2023. São elas: Cachoeira, Conceição do Coité, Eunápolis, Ipiaú, Itapetinga, Retirolândia, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Valença.
Apesar da punição, as equipes sentenciadas poderão atuar em seus estádios, porém sem a presença de público. Na primeira rodada da competição, o time de Serrinha optou por essa saída.
Também integrante da chave 16, a seleção Eunapolitana mandará os seus jogos contra Prado e Itamaraju no estádio de Belmonte.
Outras cinco equipes terão o mando de campo em cidades vizinhas por não dispor de praças esportivas capacitadas em seus territórios – Camaçari, Glória, Itabuna, Palmas de Monte Santo e São Sebastião do Passé.
Confira os jogos completos da rodada de abertura do Intermunicipal:
Grupo 01 – Miguel Calmon x Jacobina
Grupo 02 – Serra Preta x Ipirá (em Anguera) – Santa Bárbara x Serrinha
Grupo 03 – Glória x Jeremoabo (em Paulo Afonso) – Euclides da Cunha x Quijingue
Grupo 04 – Tucano x Crisópolis – Ribeira do Pombal x Barrocas
Grupo 05 – Conceição do Coité x Valente (em Santo Estevão) – Santaluz x Retirolândia
Grupo 06 – Alagoinhas x Pojuca – Conceição da Feira x Feira de Santana
Grupo 07 – Camaçari x Lauro de Freitas (em Simões Filho) – São Sebastião do Passé x Simões Filho (em Santo Amaro)
Grupo 08 – Cruz das Almas x Cachoeira – Saubara x Santo Amaro
Grupo 09 – Valença x Castro Alves (sem público) – Conceição do Almeida x Santo Antônio de Jesus
Grupo 10 – Jequié x Itiruçu – Ibirapitanga x Ipiaú
Grupo 11 – Vitória da Conquista x Ibicaraí – Itabuna x Itapetinga (em Ibicaraí)
Grupo 12 – Aurelino Leal x Coaraci – Ilhéus x Uruçuca
Grupo 13 – Bom Jesus da Lapa x Luiz Eduardo Magalhães
Grupo 14 – Palmas de Monte Alto x Brumado (em Carinhanha)
Grupo 15 – Itaju do Colônia x Itagimirim x Potiraguá x Mascote
Grupo 16 – Itamaraju x Prado (em Prado)
Por Domingos Oliveira