Toyota fechará fábrica no ABC Paulista depois de 60 anos de produção

HTML tutorial

Mais uma montadora decide fechar uma fábrica no Brasil em meio aos efeitos da pandemia da COVID-19, que afetou a produção de veículos por falta de componentes. Depois de Mercedes-Benz, Ford e Troller, agora foi a vez da Toyota anunciar o fechamento da unidade fabril de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a primeira da marca fora do Japão, onde durante anos foi produzido o lendário jipe Bandeirante.

Toyota fechará fábrica no ABC Paulista depois de 60 anos de produção

O anúncio foi feito pela Toyota do Brasil depois de reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos. Na ocasião, a empresa reiterou sua decisão de transferir a operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior de São Paulo. De acordo com a montadora, a ideia é “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas, com vistas a aumentar sua competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país”.

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, garantiu que serão mantidos 100% dos empregos dos colaboradores que atualmente trabalham na fábrica do ABC Paulista. A empresa informou que dará suporte à mudança dos colaboradores, além de outros benefícios.

A diretoria da montadora se reuniu com o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e se comprometeu a discutir alternativas para o uso do espaço onde está localizada a unidade fabril da empresa. Ficou acertado que será criada uma comissão para ampliar o debate e buscar soluções. “Respeitamos a história de São Bernardo do Campo e queremos contribuir para que a cidade encontre novos caminhos para gerar negócios e empregos”, afirmou Rafael Chang.

Atualmente, a fábrica de São Bernardo do Campo está focada na produção de componentes para modelos feitos no Brasil, Argentina e Estados Unidos. A Toyota informou que a unidade será desativada gradadivamente durante este ano, e garantiu que os 550 colaboradores não serão demitidos.

A história da fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo começou em 1962, e trazia a responsabilidade de ser a primeira unidade fabril da marca instalada fora do Japão. Durante quase 40 anos, o Toyota Bandeirante foi produzido ali, deixando a linha de montagem com mais de 100 mil unidades vendidas em 2001.

Em áudio, Weintraub critica Bolsonaro e diz: ‘Hoje ou é com Lula, ou continua piorando’

Em áudio, Weintraub critica Bolsonaro e diz: ‘Hoje ou é com Lula, ou continua piorando’

Petrobras anuncia redução no preço do gás de cozinha

Petrobras anuncia redução no preço do gás de cozinha