Trágico acidente na BR-101 ceifa a vida do advogado e biólogo teixeirense Fernando Rios

A trágica colisão automobilística no município de Mascote terminou na morte prematura de dois moradores de Teixeira de Freitas, o advogado Fernando Rios e o seu tio Fanoel Barreto Rios.

Trágico acidente na BR-101 ceifa a vida do advogado e biólogo teixeirense Fernando Rios

Por Athylla Borborema

O trágico acidente aconteceu no início da noite deste domingo (26/11), na ponte do rio dos Frades, mais precisamente na altura do Km 610,4 adjacente ao distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote, região sul da Bahia. Tratou-se de uma colisão frontal entre um caminhão, de cor branca e um Toyota Corolla, da mesma cor, licenciado de Teixeira de Freitas, no qual estavam as vítimas a bordo.

Conforme a PRF, pela narrativa do motorista de 37 anos que conduzia o caminhão Volkswagen modelo 24-250 Bitruck, ele trafegava em direção a Feira de Santana quando, na descida da ladeira do rio dos Frades, foi surpreendido pelo Toyota Corolla, que se desgovernou na subida oriundo da curva e teria invadido a pista contrária e colidido contra seu Caminhão. Com a violência da colisão, os corpos ficaram presos nas ferragens do Corolla e foram retirados pelos policiais do Corpo de Bombeiros Militares e na sequência removidos para o Instituto Médico Legal de Itabuna.

No retorno para Itabuna, uma caminhonete onde estavam os peritos criminais, que seguia o Veículo Rabecão com os corpos, foi atingido por um carro na altura do entroncamento de Arataca. Um perito técnico e um investigador da Polícia Civil ficam feridos. O motorista de 23 anos, que causou o acidente secundário, estava claramente alcoolizado, transportava um número de pessoas superior do que o permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT) e, ele e os amigos confessaram que retornavam de uma festa no distrito de Pratas-Itatingui e terminou preso após ser positivado no teste do bafômetro.

Trágico acidente na BR-101 ceifa a vida do advogado e biólogo teixeirense Fernando Rios

No primário acidente fatal em São João do Paraíso, uma das vítimas fatais foi Fernando Rios de Souza, 44 anos, um advogado e biólogo popularmente conhecido em Teixeira de Freitas, onde era professor universitário e da rede estadual de ensino e também da municipal de ensino. A outra vítima foi seu tio Fanoel Barreto Rios, 65 anos. O jovem advogado Fernando Rios era procurador de carreira do município de Lajedão e atualmente prestava serviço jurídico ao Departamento de Projetos da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Ele retornava com seu tio da mesorregião do centro-norte da Bahia, mais precisamente do município de Mairi, terra natal do seu tio Fanoel Barreto Rios, também vitimado com ele no acidente.

Fernando Rios, além de educado, fino no trato para com as pessoas, amante da natureza, dos animais e um profissional de notório saber, era extremamente inteligente e estudioso. Egresso do curso de Agropecuária na EMARC-CEPLAC (1997). Graduou-se em Biologia pela UNEB (2007). Era bacharel em Direito pela FASB (2013). Pós-graduado em Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2011). Fez mestrado em Tecnologia Ambiental na FAACZ (2010). Doutorado pela Universidade Federal do Sul da Bahia no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedades. Era pesquisador do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social – GPECS/CNPq. Atuava como especialista nas áreas de Gestão Ambiental e Direito Ambiental e Público, especialmente nos temas específicos de gestão ambiental e gestão de recursos hídricos. E atualmente Fernando Rios estava pós-doutorando pela UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia e havia acabado de chegar de uma viagem ao Canadá, onde teria ficado 45 dias cumprindo uma missão acadêmica por intermédio do seu pós-doutoramento. Ele deixou esposa e um casal de filhos.

Justiça suspende lei que autoriza venda de áreas públicas em Teixeira de Freitas

Justiça suspende lei que autoriza venda de áreas públicas em Teixeira de Freitas

Prefeitura de Eunápolis reinaugura Academia da Saúde no bairro Gusmão

Prefeitura de Eunápolis reinaugura Academia da Saúde no bairro Gusmão