Túnel licenciado pela Prefeitura de Mucuri vai tirar tráfego de carretas madeireiras da BR-101

HTML tutorial

Da redação TN – [email protected]

Túnel licenciado pela Prefeitura de Mucuri vai tirar tráfego de carretas madeireiras da BR-101

Um túnel licenciado no primeiro semestre deste ano de 2021 pela Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), propõe acabar com o tráfego de carretas que transportam madeira na rodovia BR-101, especialmente no trecho entre Teixeira de Freitas e o parque fabril da Suzano, que fica próximo a Itabatã.

“O processo de licenciamento, desde a Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação (LI) não foi fácil, pois além do reconhecimento de utilidade pública por parte do município, requisito exigido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a Suzano precisou obter autorizações de duas operadoras de telefonia celular, que passam sistemas de fibra óptica no local, além de chancela e publicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Após todo este trâmite legal, enfim pudemos licenciar e a Suzano já está executando a obra”, informa o secretário de Meio Ambiente, Ronildo Brito.

O túnel, após pronto, vai viabilizar a passagem das carretas da Suzano por baixo da BR-101, próximo ao trevo que dá acesso a Mucuri. Os veículos, segundo a Suzano, vão trafegar por uma malha viária terrestre própria da empresa, ligando Teixeira de Freitas, passando por Caravelas e Nova Viçosa, até a chegada à empresa papeleira. “Quando discutimos e viabilizamos esta obra com a Suzano, o nosso objetivo foi “desafogar” o tráfego nas nossas rodovias, especialmente na BR-101. Com a retirada deste tráfego, esperamos mais segurança e melhor conservação da nossa malha viária”, comenta o prefeito de Mucuri, Roberto Figueiredo ‘Robertinho’ (DEM).

Liner

O túnel que está em execução por parte da Suzano em Mucuri é do modelo Liner, sistema não destrutivo composto por chapas de aço, que permite a construção sem interferir na superfície ou no tráfego. No túnel liner a escavação é feita por etapas e na medida em que se avança são instaladas as chapas metálicas, que cumprem a função de revestimento e contenção. Segundo cálculos, a técnica permite escavações com avanço modular de 0,46 m ou 0,50 m e progressão rápida. Isso porque, a cada novo segmento montado de túnel é possível a imediata escavação do anel seguinte.

 

Mucuri retoma trabalho de monitoramento das tartarugas marinhas

Mucuri retoma trabalho de monitoramento das tartarugas marinhas

Em Ilhéus, Rui participa da inauguração de ponte do complexo Porto Sul

Em Ilhéus, Rui participa da inauguração de ponte do complexo Porto Sul