A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) suspendeu as aulas presenciais até o dia 10 de dezembro, por causa das fortes chuvas na região sul da Bahia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2), e as aulas remotas estão mantidas.
Segundo a Uesc, a medida foi adotada para garantir a segurança dos estudantes que utilizam a BR-415, entre Itabuna e Ilhéus para ir às aulas que ficam nos campi desses municípios.
Tanto Ilhéus quanto Itabuna decretaram situação de emergência e têm enfrentado dificuldades por causa dos prejuízos causados pelo temporal, como alagamentos e rio transbordando.
Nesta sexta 2), o nível do rio Cachoeira aumentou 9 metros, transbordou e alagou regiões de Itabuna, inclusive a BR-415, que ficou com vários trechos interditados.
As cidades baianas seguem afetadas pela chuva, no total 43 municípios foram impactados. O número de desalojados chegou a 6.802, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Não há registro de desaparecidos, nem de pessoas mortas. Estima-se que 60.732 pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas e que 355 estejam desabrigadas.