Neste mês de maio, serão feitos os últimos ajustes nas urnas eletrônicas antes das eleições, que tem o primeiro turno previsto para acontecer no dia 2 de outubro. Pontos de aperfeiçoamento foram apontados por especialistas no Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), mas as mudanças consideradas indispensáveis já foram realizadas e as urnas são seguras, afirmou o presidente da Justiça Eleitoral, Edson Fachin.
O anúncio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o cronograma das eleições seguirá com o mesmo planejamento acontece pouco tempo depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fazer suas mais recentes insinuações sobre a segurança do processo eleitoral.
Além da aprovação do plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral, com dez medidas, divulgado recentemente, o TSE já havia rechaçado as insinuações anteriores de Bolsonaro em documento de setecentas páginas divulgado em fevereiro, com respostas para os questionamentos das Forças Armadas sobre o processo eleitoral.