Wendel Ferreira toma posse como novo delegado-chefe da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Eunápolis

Wendel Ferreira é um delegado muitíssimo respeitado e possui uma carreira excepcional na Polícia Civil da Bahia – sua posse na chefia da 23ª COORPIN foi absolutamente prestigiada pela sociedade, autoridades do extremo sul e pela cúpula da segurança pública do Estado.

Por Athylla Borborema

A Polícia Judiciária do Estado da Bahia substituiu o comando da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Eunápolis e a direção da instituição agora é do delegado Wendel Ferreira. A prestigiada cerimônia de posse do delegado Wendel Ferreira foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 15 de abril de 2024, no auditório da sede da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Eunápolis, no bairro Dinah Borges, na zona leste da cidade. A solenidade recebeu a benção do pároco da Catedral da Diocese de Eunápolis, padre Diego Oliveira. Wendel Ferreira substitui o delegado Paulo Henrique de Oliveira, que foi nomeado para chefiar 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, município-sede da 10ª COORPIN.

Por meio de um vídeo, a diretora geral da DEPIN na Bahia, Rogéria Silva Araújo, deu boas vindas ao novo coordenador Wendel Ferreira, na 23ª COORPIN. A troca de comando na direção da 23 COORPIN de Eunápolis foi presidida pelo delegado Antônio Roberto Gomes Silva Júnior, titular do Departamento Regional de Polícia do Interior no Sudoeste da Bahia, representando a Delegada Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito. Nomeado por meio de ato do Governo do Estado, publicado no Diário Oficial da Bahia no último dia 6 de abril, o novo coordenador, delegado Wendel Ferreira, assinou o termo de posse sob os aplausos de uma prestigiada e seleta comunidade jurídica e social.

A mesa contou com a presença do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD), e do presidente da Câmara Municipal de Eunápolis, Jorge Maécio Pires Almeida (PP). Contou também com a presença do coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges, comandante de CPR – Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul da Bahia e do delegado Moisés Damasceno, coordenador da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas. A solenidade contou ainda com a presença de juízes de direito, promotores de justiça, policiais civis e militares de várias regiões do estado, políticos, advogados, empresários, comerciantes e membros da sociedade em geral. Por ocasião que o delegado Roberto Júnior, representando a Chefia da Polícia Civil da Bahia, anunciou a implantação de um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), em Eunápolis.

Quem é o novo coordenador Wendel Ferreira

O novo diretor da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Eunápolis, delegado Wendel Ferreira é capixaba do município da Serra (ES) e já se encontra nos quadros da Polícia Civil do Estado desde 2009. Ele já foi delegado de Teixeira de Freitas e comandou por 6 anos a Delegacia Regional de Crimes Contra o Tráfico de Drogas nos 21 municípios do extremo sul da Bahia. Já comandou inúmeras missões especiais e operações policiais em Salvador e no interior do Estado em várias ocasiões por determinação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Foi ainda delegado de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e titular da Delegacia de Turismo de Porto Seguro. Trata-se de um policial extremamente estratégico, ágil, comprometido e de grande prestigio na instituição, além de um delegado fino, educado, cortês e inteligente.

Ao se pronunciar o coordenador Wendel Ferreira falou sobre a responsabilidade do seu mais novo cargo e se comprometeu em atuar para reduzir os números da criminalidade, aproximar a Polícia Civil da comunidade e restabelecer a paz nos 8 municípios da sua base na região territorial do alto extremo sul (Costa do Descobrimento) e mais o município de Mascote, no sul da Bahia, onde a 23ª COORPIN de Eunápolis possui circunscrição.

Filmagem de acidente do ônibus com 9 mortos contradiz motorista; assista

Preso suspeito que conduzia motocicleta com suspeita de adulteração em Teixeira de Freitas