Uma cerimônia acadêmica na noite desta sexta-feira (24/03/2023) da ATL – Academia Teixeirense de Letras foi marcada pela outorga do Título Doutor Honoris Causa em Comunicação Social ao jornalista, radialista, publicitário, documentarista e escritor Athylla Borborema Cardoso. O evento foi celebrado na presença de diversas autoridades políticas, jurídicas, educacionais e, especialmente bem reputado pela comunidade acadêmica lítero-cultural.
O título de honra concedido ao escritor e jornalista Athylla Borborema após aprovação em sessão do Conselho Universitário do prestigiado CSAEFH – Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro, sob a Apostila de Haia nº 0077895-21 (22 de março de 2023), sob a chancela da Associação Cultural Internacional de Ciências, Letras e Artes; Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.
O título foi entregue pelas mãos do festejado príncipe real e imperial Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovick Carvalho, reitor do CSAEFH, presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e majestade suprema da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, no Rio de Janeiro, em sessão solene da ATL, na cidade de Teixeira de Freitas – Bahia. O reitor destacou que a proposta do título foi baseada na atuação acadêmica, social, jornalística e literária de Athylla Borborema.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido por instituições de ensino superior a pessoas eminentes, que tenham se destacado na atuação cultural, educacional, social e política, por virtudes, méritos e ações de serviço que influenciem e transformem a sociedade. Além de sua atuação como jornalista, radialista, publicitário, perito, escritor, ativista cultural, ativista da causa animal e documentarista, Athylla Borborema possui importante trajetória acadêmica e produção intelectual de grande contribuição as universidades brasileiras com as suas obras doutrinárias tanto no campo jornalístico quanto no campo das ciências forenses.
Ainda que tenha sido homenageado em casa, no seu estado de origem (a Bahia) com honraria de uma instituição de ensino superior carioca, Athylla Borborema além de jornalista, radialista e publicitário de formação, é também especialista, mestre e doutor em Comunicação Social (Jornalismo Científico) por formação acadêmica. E este é o 5º Título Doutor Honoris Causa em que o escritor conquista na carreira, todos concedidos por universidades e instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
Em 2016, o escritor e jornalista Athylla Borborema recebeu em Cabo Frio (RJ), o Título “Doutor Honoris Causa em Literatura” outorgado pelo Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro sob a chancela da ONU – Organização das Nações Unidas. Em 2017, foi agraciado com o Título “Doutor Honoris Causa em Artes Plásticas” no Rio de Janeiro, pela Convenção de Haia sob a chancela do 3º Oficio Judicial do Rio de Janeiro e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2018, também na cidade do Rio, foi outorgado com o Título “Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. E em 2019, foi homenageado com o Doctor Honoris Causa da Ordem Altíssima do Mérito Trovador Adelmar Tavares, título concedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Conselho Cultural Acadêmico do Rio de Janeiro e Federação das Academias de Letras e Artes do Brasil.