No início da madrugada desta terça-feira, 3 de outubro, por volta de 1h, após denúncias de moradores sobre a presença de criminosos armados no bairro Santa Lúcia, em Eunápolis, uma guarnição da Rondesp Extremo Sul foi designada ao local, mas assim que avistou os suspeitos, eles efetuaram disparos em direção aos militares, mas fugiram por uma área de mata.
Logo ao amanhecer os policiais dizem que intensificaram o patrulhamento e logo depois foram informados que cinco acusados, que seriam integrantes do mesmo grupo que escapou da primeira ação, tinham sequestrado uma jovem e tomado de assalto o seu veículo, um Fiat Palio, crime ocorrido no bairro Itapuã.
A partir da informação, segundo os policiais, foi desenvolvida uma nova ação de abordagens a veículos e numa das incursões, avistaram os suspeitos no veículo roubado, quando foi iniciada uma perseguição seguida de troca de tiros. A viatura policial chegou ser atingida.
Durante o confronto, ainda segundo os militares, dois suspeitos desceram do veículo e fugiram de armas em punho, enquanto os outros três foram alvejados e apesar de terem sido socorridos ao hospital, acabaram não resistindo. Os corpos seguem aguardando identificação por parte de parentes.
Com os resistentes mortos os policiais apreenderam um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma pistola 9mm, seis munições intactas e duas deflagradas calibre 12, sete munições calibre 9mm, além de três munições intactas e três deflagradas calibre 38.