O idoso atingido por um raio no último dia 4 de novembro, em Teixeira de Freitas, foi transferido via UTI aérea para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, que é referência em tratamento de queimados. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Com 64 anos, Gildásio estava na varanda de sua casa quando foi atingido pelo raio e teve 70% do corpo queimado.
A equipe médica que o acompanhava solicitou sua regulação para unidade com suporte especializado, sendo aceito no Hospital Geral do Estado (HGE).
Segundo a diretora da Central Estadual de Regulação (CER), Rita Santos, o resultado veio a partir do trabalho prestado pela equipe da CER, que, atualmente, conta com 600 profissionais, entre médicos reguladores e auxiliares de regulação, integrado à oferta de equipamentos de saúde e sua capilaridade em todo estado.
O atendimento ao idoso, tanto na regulação quanto durante o tratamento no HGE, tem surpreendido Joare, filho caçula de Gildásio, que acompanha o pai desde a saída de Teixeira de Freitas. “Os médicos solicitaram a transferência [para o HGE] por volta das 13h [de segunda]. Embarcamos no aeroporto de Teixeira na mesma tarde e, por volta das 20h, já estávamos no HGE”, conta.