A ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, com a manchete: “Abraji apoia jornalista da Bahia que foi impedido de assistir a uma licitação”, repudia e vê com preocupação a truculência usada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, na Bahia, para impedir o acesso da imprensa a uma sessão de licitação, que deveria ser pública, ocorrida na última quinta-feira (29/02/2024). Um homem armado chegou a ser flagrado barrando a entrada do jornalista e radialista Vanderlei Filho, do portal de notícias Zero Hora News.
Mesmo tendo chamado policiais para assegurar o seu direito legítimo de exercício da profissão, Vanderlei Filho não conseguiu entrar na sessão. Como repórter investigativo especializado em licitações, ele acompanha as administrações públicas do interior da Bahia há mais de 20 anos e as reportagens que produz têm servido de base e materialidade para procedimentos de investigação por parte do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Polícia Federal.
Ao impedir o acesso de jornalistas, o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (União Brasil), não só intimidou a imprensa, como retirou da população o direito de ser informada sobre uma importante decisão governamental.
Licitações são ações de interesse público e devem ser realizadas com a máxima transparência. O escrutínio realizado pela imprensa é necessário para que a sociedade participe ativamente da administração pública.
Com esse gesto, a Prefeitura Municipal trinca um dos pilares da democracia, que é a liberdade de imprensa e o exercício do jornalismo. É esperado que o prefeito reveja sua posição e se oriente pelos princípios da transparência e da defesa intransigente da democracia.
A ABRAJI se solidariza com Vanderlei Filho, seus colegas e sua família, cobrando respostas das autoridades e alertando para o risco físico a que o jornalista foi exposto.
Diretoria da ABRAJI – São Paulo/SP – 18h, 5 de março de 2024.