Faltando 9 dias para o primeiro turno das eleições, institutos de pesquisa vão às ruas para divulgar resultados de intenção de votos entre os eleitores de Teixeira de Freitas. O Instituto Mineiro POPIN – Pesquisa de Opinião Pública e Informação Nacional, empresa com 20 anos de tradição no mercado estatístico e cientifico, divulgou no final da tarde desta sexta-feira (27/09) uma nova pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Teixeira de Freitas.
Em primeiro lugar, o prefeito Marcelo Belitardo (UB) que busca à reeleição lidera com 34,3% das intenções. Em segundo aparece Eujácio Dantas (PSD), com 21,9%, tecnicamente empatado com Uldurico Junior com 21,3%. Coronel França (PL) com 05,1%, Rafael Lemos (PP) têm 01,8% das intenções de voto e os indecisos somam ainda 15%.
De acordo com o POP-IN, dos três primeiros colocados na disputa, dois deles são também os candidatos mais rejeitados pelos eleitores teixeirenses. Uldurico Junior lidera neste quesito, com 39%; o prefeito Marcelo Belitardo é o segundo, com 31,2%; Coronel França tem 16,2%; Rafael Lemos 05,8% e Eujácio Dantas fecha a lista, com apenas 05,4%.
O levantamento foi contratado pelo portal de notícias ‘Teixeira News’ e a pesquisa também capturou um avanço significativo do candidato do PSD, Eujácio Dantas, que já alcança o segundo lugar, pois cresceu 9 pontos percentuais desde o início da campanha e continua se mantendo como o candidato com o maior grau de confiança entre os eleitores com 43% e em segundo, o prefeito Belitardo com 24,33%, este fato ocorre, conforme aponta a pesquisa, porque Eujácio possui a menor rejeição desta campanha eleitoral e, talvez por causa dessa sua condição, seja ele o único candidato com a maior possibilidade de crescimento até o dia da eleição.
Para a realização desta pesquisa foi realizada uma amostra de 600 eleitores entrevistados pessoalmente, utilizando questionário estruturado, do dia 21 ao dia 24 de setembro de 2024. Tal amostra representativa do município de Teixeira de Freitas atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados gerais. De acordo com a Resolução-TSE nº 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº BA-05731/21/09/2024 para o cargo de prefeito.