Uma ação policial culminou numa troca de tiros que evoluiu para o resultado morte de três pessoas, no bairro Xandó, no balneário de Caraíva, no litoral sul do município de Porto Seguro, por volta das 02h30 da madrugada desta terça-feira (19/11). Policiais militares da RONDESP – Rondas Especiais da Polícia Militar da Bahia foram acionados ao local devido à presença de integrantes de um grupo criminoso já conhecido da polícia e da população, que em 17 de outubro de 2024, enfrentou a PM e trocou tiros com policiais militares do 8º BPM, no mesmo balneário de Caraíva, ao tentar resgatar um comparsa da organização criminosa, apontado como o autor da morte de um policial militar em 2015, na cidade de São José da Vitória.
Conforme imagens de uma câmera de circuito externo de um estabelecimento, as equipes foram recebidas a tiros pelo bando e, houve revide por parte da PM. Dois homens e uma mulher foram encontrados feridos e, ainda foram socorridos com vida pela própria guarnição da RONDESP e levado para uma unidade de saúde mais próxima em Trancoso, onde não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito. Na ação, foram apreendidos uma pistola Ponto-40 com numeração raspada, um revólver calibre 38, também de numeração raspada, munições deflagradas e intactas, nove pinos de cocaína, 25 buchas de maconha, um tablete de maconha e 25 embalagens contendo uma substância conhecida por “skank” ou “supermaconha”.
As vítimas foram identificadas como sendo Matheus Gabriel Silva dos Santos, 15 anos, natural de Porto Seguro; Rakelly Alves Figueiredo, 16 anos, natural de Guaratinga; e um 3º homem ainda não identificado no IML de Eunápolis, para onde corpos foram removidos para exames de medicina legal.