Segundo relatório divulgado pela GSMA, estima-se que, até o fim deste ano, 1 bilhão de pessoas estarão conectadas por meio da tecnologia 5G — os números estão se referindo ao cenário global. Falando sobre o Brasil, de acordo com informações divulgadas pela Anatel, até setembro de 2022, os planos são para disponibilizar a internet móvel nas principais capitais. Em janeiro, 12 capitais brasileiras estavam aptas para oferecer esta conexão.
A retomada econômica após o isolamento social é um dos fatores que, segundo o relatório, impulsionará o crescimento apontado. De acordo com a palavras de Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA:
Nos seus primeiros 18 meses, a quinta geração conseguiu alcançar 5,5% dos usuários de internet móvel. Para compararmos, o 3G e o 4G alcançaram menos de 2,2% durante o mesmo período. Os entusiastas do 5G afirmam que esta ferramenta viabilizará a criação de novas formas de negócios, assim como as primeiras gerações, há mais de 20 anos, foram responsáveis por popularizar as plataformas de vídeo — que evoluíram até o cenário que encontramos hoje, com serviços de streaming altamente populares e acessíveis.