Uma baleia jubarte apareceu morta no fim da tarde desta quinta-feira, 21 de julho, entre a Praia do Camurugi e a Praia do Josuel, localizadas na região do balneário da Costa Dourada, no litoral sul do município de Mucuri.
Inicialmente o animal foi avistado a cerca de quatro quilômetros da praia, mais próximo da divisa com o Espírito Santo, no entanto, em lado baiano. Com a maré a carcaça foi sendo empurrada para a região da praia do Josuel, nas imediações o rio do Sul.
Segundo Ronildo Brito, secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, a sua equipe monitorou o aparecimento da baleia desde o início da manhã e com a chegada da carcaça na praia, foi intensificado o contato com o Instituto Baleia Jubarte. “O pessoal do Instituto Jubarte está em outra operação pra enterro da carcaça de uma baleia no município de Belmonte e a resposta pra atendimento desta ocorrência em Mucuri seria para o sábado (23)”, diz Brito.
Ainda segundo Ronildo Brito, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), já mobilizou o seu setor de Infraestrutura, para disponibilizar maquinário e apoio às equipes técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e do Instituto Baleia Jubarte, para que material da baleia seja recolhido e logo depois a carcaça enterrada.
Somente após o trabalho do Projeto Baleia Jubarte será possível precisar o tamanho, sexo e a causa da morte do animal. Esta é a sexta baleia Jubarte morta na Bahia e a décima segunda em todo o Brasil nesta temporada de reprodução.