A Gol realiza voo inaugural Teixeira de Freitas – Salvador

As novas operações da GOL reforçam o propósito de ligar o interior baiano a todos os pontos do Brasil a partir da base de Salvador

Por Athylla Borborema/fotos Wesley Morau PMTX

A Gol Linhas Aéreas promoveu nesta segunda-feira (24/10), o seu primeiro voo Salvador – Teixeira de Freitas, Teixeira – Salvador. O horário de pouso em Teixeira de Freitas estava marcado para às 10h10, mas por causa das fortes chuvas das últimas horas, o avião só pousou às 13h. No Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas, o prefeito Marcelo Belitardo (UB), o prefeito de Vereda e presidente do Consorcio Construir Manrick Teixeira (PP) já esperavam ao lado de outras autoridades pelos primeiros passageiros do voo inaugural e pela presença do executivo Ciro Camargo, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da GOL.

A companhia Aérea inaugura este mês novas linhas na Bahia, ligando a capital às principais cidades de três regiões administrativas do Estado. As novas rotas ligam Salvador a Lençóis, cidade polo da Chapada Diamantina; Paulo Afonso, no extremo norte, e Teixeira de Freitas, no extremo sul. Para Ciro Camargo, as novas opções reforçam a importância do Estado da Bahia para as operações da empresa e chegam no intuito também de fortalecer o turismo, mostrando as belezas naturais da Bahia para o Brasil e o mundo.

“Teixeira de Freitas, cidade polo comercial dos 21 municípios da região, é considerada a capital do extremo sul da Bahia, com quase 200 mil habitantes é a 7ª maior cidade do interior do Estado e, sediada na tríplice fronteira da Bahia com o Espírito Santo e Minas Gerais, possui o 3º maior polo comercial do interior, atrás apenas de Feira de Santana e Vitória da Conquista, com mais de 6 mil empresas, além do seu grande mercado de prestação de serviços. As novas operações da GOL na Bahia fortalecerão o turismo local, facilitando acesso e experiência de viagem a destinos paradisíacos do Estado. Além de reforçar o compromisso da Companhia com a conectividade das principais capitais com o interior, permitindo aos clientes usufruírem da ampla malha oferecida pela GOL na capital”, afirmou Ciro Camargo, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da GOL.

Para Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia, trata-se do resultado do trabalho do Governo do Estado para estimular a ampliação da malha aérea da Bahia, a GOL abre novos voos regionais em três zonas turísticas importantes: Teixeira de Freitas, na Costa das Baleias; Paulo Afonso, nos Lagos e Cânions do São Francisco; e Lençóis, na Chapada Diamantina. “Assim, vamos incrementar a cadeia produtiva do turismo, gerando mais empregos e renda para os baianos. As novas operações da GOL na Bahia fortalecerão o turismo local, facilitando acesso e experiência de viagem a destinos paradisíacos do Estado. As novas rotas são comercializadas exclusivamente pela GOL e as operações são realizadas pela VOEPASS a serviço da Companhia. Neste trecho para Teixeira de Freitas, a VOEPASS está utilizando a aeronave ATR-72, cuja capacidade é de 68 passageiros”, destacou o secretário Maurício Bacelar.

A VOEPASS Linhas Aéreas, anteriormente Passaredo Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira, com sede no município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. E trata-se da empresa aérea mais antiga do Brasil, em operação desde 3 de julho de 1995. Concentra suas operações em sua sede, no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes e no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A empresa realiza voos para 47 destinos com aeronaves de modelo ATR 72, versões -500 e -600 e ATR42 com capacidade para até 70 passageiros. Por meio de um sistema de codeshare com a Gol Linhas Aéreas e a LATAM Brasil, oferece conexões para vários destinos nacionais, além de Buenos Aires.

Para o retorno dos voos comerciais em Teixeira de Freitas, foram efetuados o fechamento de duas estradas que ficavam na cabeceira da pista e a abertura de uma nova via alternativa para acesso da comunidade, com terraplanagem, colocação de material e compactação. Além de patrolamento e alargamento da estrada, terraplanagem, compactação do solo e tratamento do terreno.

Mas para o Aeroporto 9 de Maio de Teixeira de Freitas, funcionar em plenitude e, inclusive, voltar a ter os voos da Azul Linhas Aéreas, previstos para retornarem no final de dezembro de 2022, é preciso o Governo da Bahia promover o investimento da implantação do PAPI (Precision Approach Path Indicator), que trata-se do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, que está sendo viabilizado por meio de emenda parlamentar. O PAPI é um sistema de auxílio visual que informa aos pilotos sobre a altitude ideal da aeronave durante a aproximação para pouso, aparelho que na realidade proporciona a aeronave pousar e decolar por instrumentos em períodos de mau tempo.

Climatempo prevê chuva durante quase toda a semana para Teixeira de Freitas

PM prende suspeito com 52 papelotes de maconha em Teixeira de Freitas