A ATL – Academia Teixeirense de Letras divulgou nesta terça-feira (16/01), os ganhadores da Versão Interna do Prêmio Castro Alves de Literatura 2024. A premiação, que também envolve uma Versão Regional, está chegando a sua 8ª edição. O resultado da versão externa será publicado a partir do dia 23 de janeiro.
Apenas os membros da ATL – efetivos, correspondentes e beneméritos – puderam inscrever seus textos nas categorias poema, crônica e conto e concorrer à premiação. Os vencedores (1º, 2º e 3º lugares) vão receber medalhas e certificados, enquanto os classificados em 4º, 5º e 6º lugares vão ganhar menções honrosas.
A comissão julgadora da Versão Interna foi formada por personalidades do meio acadêmico e/ou literário: Carlos Yeshua (União Baiana de Escritores – Salvador/BA); Denise LS Figueiredo (professora doutora – Teixeira de Freitas/BA); Edilene Torino (escritora e artista plástica – Belo Horizonte/MG); Jorge Ventura (poeta e editor – Rio de Janeiro/RJ); e Leonardo de Magalhaens (poeta e crítico literário – Belo Horizonte/MG).
Todos os jurados serão homenageados com medalhas e certificados na sessão de premiação que deve acontecer em Teixeira de Freitas, no dia 14 de março de 2024, data de aniversário do patrono-geral da ATL, Castro Alves.
“Nossa gratidão aos jurados que, convocados, atenderam a nosso convite e fizeram bonito, com dedicação total e discernimento técnico, valorizando a produção literários dos nossos confrades e confreiras”, afirmou o responsável pela comissão organizadora, o jornalista e poeta Almir Zarfeg.
O presidente da ATL, Raimundo Magalhães, parabenizou os acadêmicos premiados e também os demais inscritos no certame. “A participação de vocês, mais uma vez, garantiu o sucesso da versão interna do nosso concurso literário”.
Os ganhadores da Versão Interna do Prêmio Castro Alves de Literatura 2024:
Categoria POEMA: Athylla Borborema (1º lugar) com “Haicais famintos”; Maurício de Novais (2º lugar) com “Na raça”; Castro Rosas (3º lugar) com “Vale do poeta”. Menções honrosas: João Carlos de Oliveira (1ª menção) com “Vaticínio”; Cássia Oz (também 1ª menção) com “Enquanto”; Arolda Figuerêdo (2ª menção) com “Saudações à natureza”; e Gisele Ellen (3ª menção) com “Realidade paralela”.
Categoria CRÔNICA: Cristhiane Ferreguett (1º lugar) com “O professor e o burro”; Ademar Bogo (2º lugar) com “A desestética da guerra”; Maria Vitória Ruas (3º lugar) com “Pecado e castigo”. Menções honrosas: Maurício de Novais (1ª menção) com “Samsara”; Arolda Figuerêdo (2ª menção) com “Presidente por um dia”; e Erivan Santana (3ª menção) com “Relações na era da internet”.
Categoria CONTO: Maurício de Novais (1º lugar) com “Vidas trágicas”; Ademar Bogo (2º lugar) com “O sentar e a felicidade”; e Fabiano Novais (3º lugar) com “O Santo”. Menções honrosas: Erivan Santana (1ª menção) com “Bete Balanço”; Maria Vitória Ruas (2ª menção) com “Dos causos que meu tio contava”; e Arolda Figuerêdo (3ª menção) com “Muitas Marias da Terra Mandamê”.