A ATL – Academia Teixeirense de Letras promoveu uma noite memorável na noite deste sábado (30/11), com a sua última sessão solene do ano, no novo auditório do Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, em Teixeira de Freitas. O evento sob a presidência do advogado e escritor Raimundo Magalhães, marcou o último evento festivo da instituição em 2024 e contou com homenagens a artistas, autores e parceiros da cultura local e internacional.
A solenidade teve início às 20h, com uma mesa composta por figuras de destaque no cenário educacional, literário e artístico: Juciene Silva de Sousa Nascimento, professora doutora do Departamento de Educação da UNEB; Alessandra Lisboa, pedagoga, escritora e jurada do Prêmio Castro Alves de Literatura 2025; Almir Zarfeg, presidente de honra da ATL; Raimundo Magalhães, presidente da ATL; Erivan Santana, secretário-geral da ATL e Alberto Funda, artista plástico angolano em exposição na Galeria Motirô.
A sessão foi marcada por Moções de Aplauso a 14 autores cujas obras se destacaram em 2024. Entre eles, Athylla Borborema, com “Os Guedes Borborema”, e Almir Zarfeg, com “Homem-gato, homem-feito”. Raimundo Magalhães, com “Experiências e Percepções da população de Teixeira de Freitas acerca da vivência comunitária e da criminalidade”, livro fruto da sua tese de doutorado pela UFSB; Arolda Figuerêdo com Histórias da Terra do Mandamê” e Enelita Freitas com “Ciranda e Rodopios”.
A lista incluiu escritores renomados e emergentes, contemplando diversas áreas literárias, desde poesia até análises educacionais. Alessandra Lisboa “Mulheres com Propósitos”; Joaquim Nunes “A moça do verão”; Débora Zago Bissaro “Sistema Municipal de Ensino: uma análise da municipalização da educação”; Décio Torres “A poesia da matemática”; Greicielly Valiense “A raposa e seu filhote”; João Scortecci “O menino tipográfico”; Jorge Magoo Fortuna “Efêmero Amor Infinito”; Leonardo de Magalhaens “O Spleen de BH”; Patrícia Souza “6º Prêmio Literário Afeigraf 2024” e Rodrigo Starling “Arquétipos do Absurdo”.
Além disso, o título de Amigo da ATL foi concedido a duas personalidades importantes do mundo cultural: a pedagoga e ativista cultural Kátia Aslene Silva Dutra, presidente do Coletivo das Artes Motirô, que promove essenciais atividades culturais em Teixeira de Freitas e região. Em emocionado agradecimento, Kátia Aslene destacou a longa parceria com a ATL.
O título de Amigo da ATL foi outorgado também ao artista plástico Alberto Funda, pintor angolano que realiza sua primeira exposição no Brasil, intitulada Monami, na Galeria Motirô no Shopping PátioMix. Alberto Funda celebrou a hospitalidade teixeirense e a honra recebida.
Durante a cerimônia, foi oficialmente lançado o 9º Prêmio Castro Alves de Literatura 2025. O concurso premiará contos, crônicas e poemas, com inscrições abertas a partir de 2 de dezembro. Podem participar moradores das 13 cidades do território de identidade do baixo extremo sul da Bahia, com premiação em medalhas e valores em dinheiro.
Outro momento de destaque foi a palestra da professora doutora Juciene Silva, que abordou o tema do racismo e da interseccionalidade à luz do Dia da Consciência Negra, celebrado como feriado nacional pela primeira vez. A acadêmica, com uma vasta trajetória em pesquisa e educação, proporcionou reflexões valiosas sobre a luta pela igualdade racial.
Ao final, o presidente da ATL, Raimundo Magalhães, exaltou a noite como um marco na história da academia: “Uma sessão final à altura da ATL e seus acadêmicos, com muita literatura, cultura e confraternização”. Já o presidente de honra, Almir Zarfeg, sintetizou o clima do evento: “Fechamos o ano com chave de ouro, celebrando a arte, a cultura e a alegria de viver”.
Com homenagens, lançamentos literários e debates enriquecedores, a ATL encerrou 2024 reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura e da literatura no extremo sul da Bahia.
Após o encerramento da sessão solene houve um coffee break para o público presente e sessões de autógrafos dos escritores Athylla Borborema e Raimundo Magalhães que lançaram seus novos livros no evento.