A RICA – Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia, promove em Salvador, no próximo sábado, dia 21 de outubro, o 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, reunindo entidades acadêmicas de todas as regiões administrativas do Estado, objetivando conceder projeção e visibilidade para as entidades e suas regiões no campo artístico e cultural. O evento acontece no auditório do Portobello Ondina Praia Hotel, na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina. A abertura está marcada para às 09h e o encerramento às 17h.
A solenidade contará com a participação de importantes escritores locais, regionais e nacionais, entre outras personalidades ligadas à cultura da Bahia e do Brasil. Trata-se de um encontro estratégico e institucional que reúne representantes das Academias de Letras das mais diversas regiões administrativas da Bahia, que se propõe a ser um espaço vital para a troca de experiências e discussões sobre o acesso a recursos para difundir a literatura e a cultura baiana. O evento é exclusivamente destinado aos representantes das Academias de Letras, previamente inscritos no 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia.
“Convidamos toda a comunidade acadêmica para abrilhantar este encontro literário que acontece em Salvador, que terá uma programação com discussões literárias, apresentações das Academias, momentos estratégicos, diálogo com a Fundação Pedro Calmon, comunicações das Academias, lançamento de livros e exposição artística, socialização de livros e autógrafos, entre outras atividades. A programação foi cuidadosamente elaborada para abordar temas relevantes ao desenvolvimento literário e cultural do Estado”, destaca o anfitrião do evento, o escritor e acadêmico Aleilton Fonseca, titular da Cadeira nº 20 da ALB – Academia de Letras da Bahia.
Em Teixeira de Freitas, o atual presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, o coronel da reserva, advogado e escritor Raimundo Magalhães, disse que o colegiado da ATL se sente muito feliz em participar deste evento, que pode ser o início de um novo estágio para a cultura literária da Bahia. “Temos o dever de estarmos presentes nesse oportuno evento da RICA, tanto pela inovação da proposta quanto pela memória do nosso então presidente e saudoso Carlos Mensitieri que foi o precursor desta sugestão junto a RICA e a ALB, consolidando a ideia durante as comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, no último dia 2 de julho, em Salvador. Este encontro estratégico nasce visando fortalecer os laços literários entre as diversas entidades, potencializando as ações culturais, principalmente as ligadas à literatura”, ressaltou o presidente Raimundo Magalhães.
A Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia busca fortalecer o vínculo entre as Academias, promovendo a cultura e a literatura no Estado. A comissão executiva do evento é composta por membros de diferentes entidades: Aleilton Fonseca, Maribel Barreto, Efson Lima, José Carlos Vaz, Valmir Araújo e Mariângela Borba. O 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia tem apoio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Os representantes das Academias terão a oportunidade de compartilhar estratégias, desafios e boas práticas para obter apoio tanto governamental quanto de iniciativas privadas, visando o desenvolvimento cultural do Estado. O 1⁰ Colóquio é uma oportunidade ímpar para as Academias de Letras das inúmeras regiões da Bahia unirem forças, compartilharem conhecimentos e discutirem formas de acessar recursos que impulsionem a literatura e a cultura em nossa amada Bahia”, concluiu o escritor Aleilton Fonseca, um dos coordenadores do 1º Colóquio.