Câmara de Mucuri mantém pareceres do TCM e rejeita as contas públicas de 2019 e 2020 do ex-prefeito Carlos Simões

O placar foi de 6 votos favoráveis e 4 contrários as contas públicas, mas era necessário ao ex-prefeito ter no mínimo 9 votos para derrubar as decisões do TCM/BA.

HTML tutorial

Câmara de Mucuri mantém pareceres do TCM e rejeita as contas públicas de 2019 e 2020 do ex-prefeito Carlos Simões

A Câmara Municipal de Mucuri realizou no final da tarde desta terça-feira (12/12), a sua 33ª Reunião Ordinária de 2023, que teve duas matérias em pauta única: a discussão e votação dos Projetos de Decreto Legislativo nº 006/2023 e 007/2023, de autoria da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que deliberaram pela rejeição dos pareceres prévios do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), que opinaram pela rejeição das contas da Prefeitura Municipal de Mucuri, de responsabilidade do ex-gestor José Carlos Simões, referentes aos exercícios financeiros dos anos de 2019 e 2020.

A Câmara Municipal de Mucuri que possui 13 vereadores precisaria estabelecer um quórum suficiente de dois terços do parlamento para votação das matérias, ou seja, 9 vereadores. E na sessão de hoje (12), compareceram 10 vereadores. Se as contas tivessem sido aprovadas pelo TCM, o ex-gestor precisaria de maioria simples para aprovação das suas contas no Poder Legislativo, apenas 7 vereadores. Mas como as suas contas de 2019 e de 2020 foram reprovadas, o ex-prefeito Carlos Simoes necessária da maioria qualificada de dois terços do parlamento, que corresponde a 9 votos. Mas o ex-prefeito só conseguiu 6 votos a seu favor e outros 4 seguiram os pareceres técnicos do TCM que opinou pela rejeição de ambas as contas públicas. Ou seja, mesmo tendo a maioria dos votos, o resultado foi insuficiente para derrubar os pareceres prévios do TCM/BA.

Votaram a favor dos Projetos de Decreto Legislativo nº 006/2023 e nº 007/2023: Os vereadores Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (Podemos); Aguinaldo Moreira da Silva, o “Aguinaldo Sem Teto” (PSD); Jocélio Oliveira Brito, o “Célio Pebas” (Solidariedade); Jonathas Gomes Azevedo, o “Dhow da Divisa” (Solidariedade); Rogério Saúde Bastos, o “Rogério de Nicó” (UB) e Willian Crisma da Cruz (REPU).

Votaram contra os Projetos de Decreto Legislativo nº 006/2023 e nº 007/2023: Os vereadores Ademar Amaral de Souza (PSB); André de Jesus Flores, o “André do Sindicato” (REDE); Carlos de Jesus Brito, o “Carlinhos da Ótica” (REPU) e Edison Silva de Mattos, o “Sula” (Podemos).

Não compareceram à sessão de votação e julgamento, os vereadores Hélio Alvarenga Penha, o “Hélio da Fisioterapia” (PSDB); Roberto Silva dos Santos Júnior (UB) e Paulo Gomes Mota, o “Paulo do Carvão” (PSB).

Concluídos os 100 Km de asfalto da BA-284 entre Itamaraju e Jucuruçu

Concluídos os 100 Km de asfalto da BA-284 entre Itamaraju e Jucuruçu

Prefeitura de Eunápolis inicia revitalização da Praça do Pequi com troca da grama sintética da quadra esportiva

Prefeitura de Eunápolis inicia revitalização da Praça do Pequi com troca da grama sintética da quadra esportiva