No início da tarde desta segunda-feira, 10 de junho, a equipe da Polícia Civil de Caravelas, com o apoio da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), depois de realizadas diversas campanas e diligências em campo, logrou êxito em localizar e prender Gilson Ramos Santana, de 54 anos, na avenida Sete de Setembro, no centro de Alcobaça.
Durante a ação, foi dado cumprimento a Mandado de Prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Capital – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde fora condenado por homicídio duplamente qualificado contra sua enteada de apenas 15 anos de idade à época do fato, ocorrido no dia 27 de setembro de 2009, na capital carioca.
No curso das investigações, o autor negou a prática do crime, dizendo que a adolescente havia cometido suicídio por envenenamento, entretanto, as perícias constataram que a morte seu deu por estrangulamento.
Ao tomar conhecimento do andamento das investigações e identificação da causa da morte, o autor fugiu para o estado da Bahia, se escondendo por um período no município de Caravelas e outro tempo em Alcobaça.
Em 26 de abril de 2024, foi levado a julgamento à revelia pelo Tribunal do Júri do Estado do Rio de Janeiro-RJ., sendo condenado a uma pena de 24 anos de prisão em regime fechado.
Segundo a Polícia Civil o condenado foi preso no dia do seu aniversário. Ele ficará custodiado na sede da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas) à disposição da Justiça do Rio de Janeiro-RJ.