O Estádio Juarez Barbosa, no bairro Novo Prado, em Itamaraju, ao receber 7 mil torcedores, foi palco neste domingo (26/11), de uma bela festa esportiva na partida de decisão do título do Intermunicipal 2023, quando a seleção de Itamaraju empatou em 1×1 com a seleção de Porto Seguro. E pela 5ª vez na história da competição, o grito de é campeã do maior campeonato não profissional do mundo é de Itamaraju. A Prefeitura Municipal e a Liga de Futebol foram fundamentais em suas ações de fomento para que a Seleção de Itamaraju alcançasse mais este título para os itamarajuenses.
Itamaraju já havia vencido o jogo de ida em Porto Seguro por 2 a 1 e entrou em campo neste domingo com a vantagem, podendo empatar para se sagrar campeã. O jogo terminou empatado em 1 a 1, garantindo o título para Itamaraju. Essa conquista marca um momento especial para o técnico eunapolitano Marcos Correia, conhecido como “Peito Liso”, que finalmente conquistou o título após ter ficado perto da vitória por três vezes.
O jogador Di Maria marcou para Itamaraju com um gol de pênalti e Alex com um gol de cabeça empatou para Porto Seguro que buscava o seu segundo título no torneio. A equipe de Porto foi treinada pelo itabunanse Beto Oliveira, campeão três vezes do Intermunicipal. A seleção de Porto Seguro, campeã em 2010, ficou agora com seu terceiro vice-campeonato. A seleção da terra mãe do Brasil fez uma campanha de destaque após voltar a disputar o título 13 anos depois.
Com a conquista deste domingo (26), a Seleção de Itamaraju aumentou os troféus em seu memorial, que já contava com as taças das edições de 2002, 2004, 2018 e 2019. O time de Itamaraju manteve os 100% de aproveitamento em finais do Campeonato Intermunicipal. A seleção itamarajuense venceu todas as cinco decisões que disputou. Agora com cinco títulos, Itamaraju se iguala a Santo Amaro e se aproxima de Cachoeira e Itabuna, maiores vencedores da competição com oito títulos cada.
O público prestigiou a partida da grande final deste domingo (16) e toda a região acompanhou o jogo por meio da transmissão ao vivo da Rádio Educadora 104,9 FM de Itamaraju que reuniu o melhor time do rádio esportivo do extremo sul baiano para transmitir o jogo mais aguardado do ano. Uma seleção de comunicadores capitaneada por Ezequias Alves, escalou nomes como: Cícero Dantas, Adilson Alves, Gean Batatinha, Ronildo Brito, Fabricio Lima e Athylla Borborema. A transmissão da Rádio Educadora FM de Itamaraju foi retransmitida por outras 10 emissoras de rádio da região.
Retransmitiram o jogo pelo sinal da Rádio Educadora FM de Itamaraju – Rádio Câmara 90,9 FM de Teixeira de Freitas; Rádio Sucesso 104,9 FM de Teixeira de Freitas; Rádio Eldorado 98,9 FM de Teixeira de Freitas; Rádio Master 87,9 FM de Itanhém; Rádio Ibirajá 87,9 FM de Ibirajá/Itanhém; Rádio Educadora 104,9 FM de Posto da Mata; Rádio Cidade 104,9 FM de Itabela; Rádio Três Corações 97,5 FM de Itabatã/Mucuri; Rádio Lajedão 104,9 FM de Lajedão; Rádio Eldorado 91,3 FM de Itamaraju/Porto Seguro.
Após a partida que sagrou a seleção de Itamaraju campeã desta edição de 2023 e consagrando-se pentacampeã do mais prestigiado campeonato da Bahia, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizou a entrega das premiações aos campeões e vice-campeões da edição 2023 do Intermunicipal. Estiveram presentes no Estádio Juarez Barbosa em Itamaraju, o presidente da FBF, Ricardo Lima; o vice-presidente, Manfredo Lessa; a diretora de Competições, Taíse Galvão; o diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo; e o diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros.