Escritores e estudantes protagonizam projetos artísticos na 1ª Festa Literária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas celebra a literatura e a arte com artistas e estudantes na sua 1ª Festa Literária no Campus do Colégio da Polícia Militar no Monte Castelo.

A cidade está sediando nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 09 e 10 de novembro, a FLITEF – 1ª Festa Literária de Teixeira de Freitas, que vai acontecer nos espaços do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo. O amor pela literatura será compartilhado na 1ª Festa Literária que vai funcionar durante os dois dias, das 08h da manhã até às 21h. O evento visa o fomento à leitura, a escrita criativa e o pensamento crítico e é promovido pela SEC – Secretaria Estadual de Educação da Bahia com apoio do Governo do Estado e da Fundação Pedro Calmon. A realização local da festa literária é do NTE – Núcleo Territorial de Educação, CAM – Coletivo das Artes Motirô, ATL – Academia Teixeirense de Letras, UNEB – Universidade do Estado da Bahia e UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia.

A FLITEF – 1ª Festa Literária de Teixeira de Freitas traz o tema: “Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia – Resistência Afro-indígena no Extremo Sul” e contará com diferentes manifestações culturais e artísticas, como recitais de poesia, apresentações de música, dança, teatro, oficinas, lançamentos de livros, plenárias, rodas de conversa, convidados especiais, palestras, exposições de artes visuais e de obras de artes. O evento literário vem sendo realizado em várias cidades do Estado e servem de vitrine para escritores anônimos, regionais, iniciantes e para que os estudantes da rede estadual possam mostrar os seus talentos e suas habilidades, através das apresentações de suas produções literárias, artísticas e culturais.

A Festa Literária de Teixeira de Freitas tem a expectativa de receber um público estimado de 25 mil pessoas, ao longo dos 2 dias de celebração. O evento apresenta uma programação repleta de atividades que abrangem desde palestras, dança, teatro, lançamentos de livros e exibição de estandes, até oficinas e exposições artísticas. A novidade da festa literária é a criação do espaço em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. No mezanino artístico do local haverá exposições dos trabalhos dos estudantes realizados nos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). O espaço também vai contemplar uma sala para lançamento de livros dos autores da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

Dentre tantos momentos interessantes, duas mesas temáticas chamam atenção no auditório do Colégio da Polícia Militar: As 19h desta quinta-feira (09), acontece a mesa com o tema: “Bicentenário e resistência afro-indígena no extremo sul da Bahia, com Nahíma Costa Castro Silva “Nahíma Pataxó”, Gilsineth Joaquim Santos Silva, com mediação de Tamires Pereira. A outra mesa temática acontece na sexta-feira (10), às 19h, no mesmo auditório, com o tema: “O escritor e sua importância para a história e a cultura local”, com a participação dos escritores Erivan Santana, Enelita Freitas e Eliza Maria da Silva Metzker.

Vereador de Itamaraju é acusado de injúria racial contra uma humorista negra de Salvador

Casagrande inaugura com o prefeito Matheusinho uma moderna Escola em Tempo Integral no município de Conceição da Barra