Justiça transfere líder do tráfico de Teixeira de Freitas para presídio de segurança máxima em Barreiras

A decisão da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia transferindo o traficante do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas para um presídio de segurança máxima visa garantir a proteção do detento.

HTML tutorial

Justiça transfere líder do tráfico de Teixeira de Freitas para presídio de segurança máxima em Barreiras

Uma decisão da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia culminou numa operação executada na madrugada de hoje (18/11), em que várias equipes das forças de segurança garantiram a transferência do traficante Ezequiel Alves de Alcântara, o “Patati”, 30 anos, o levado do presídio do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas para o Conjunto Penal de Barreiras, na região sudoeste da Bahia, penitenciária considerada de segurança máxima –, a medida visa garantir a total segurança e o cumprimento da pena do detento, considerado um dos líderes do tráfico de drogas na região e responsável por ordenar a maioria dos homicídios em Teixeira de Freitas.

O traficante Ezequiel Alves de Alcântara, o “Patati”, é considerado um dos maiores líderes do tráfico de drogas na região do extremo sul da Bahia, portador de uma extensa ficha criminal, com inúmeros mandados de prisão expedidos contra ele por crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e execução de pessoas, sempre motivado pela guerra do tráfico de drogas na disputa por território. A sua transferência para um presídio de segurança máxima objetiva isolar o criminoso e reduzir sua influência no crime organizado. A operação que culminou na sua transferência foi realizada por policiais penais da SEAP – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e contou com a parceria de outras instituições, como as especializadas da Polícia Militar.

Após liderar uma série de crimes de tráfico de drogas e homicídios em Teixeira de Freitas, a partir do ano de 2018, o traficante desapareceu da região no final de 2021, após ordenar a execução de duas pessoas de uma única vez (duplo homicídio), mas continuava de longe determinando as cartas do crime na região. Na quinta-feira do dia 6 de dezembro de 2022, “Patati” foi preso pela Polícia Civil no município de Tailândia, na região nordeste do Estado do Pará. A sua prisão na ocasião foi resultado de um trabalho que durou 6 meses de investigação e rastreamento dos passos do foragido.

“Patati” utilizava documentos falsos e passava-se por empresário na cidade de Tailândia, onde estava vivendo. A Polícia Civil de Teixeira de Freitas em comunicação com a Polícia Civil do Pará acabou chegando no resultado da sua prisão. Após 24 horas de diligências contínuas, policiais civis das cidades de Tucuruí e Jacundá lograram êxito em localizar o suspeito e efetuar a sua prisão na cidade de Tailândia, por ocasião que a Polícia Judiciária daquele estado encontrou 5 mandatos de prisão em aberto contra ele por homicídio qualificado e tráfico de drogas, três do estado da Bahia e dois do estado de Minas Gerais.

Justiça transfere líder do tráfico de Teixeira de Freitas para presídio de segurança máxima em Barreiras

Ezequiel Alves de Alcântara, o “Patati”, com 28 anos na época, após ter sido preso em Tailândia, Pará – foi levado direto para uma unidade prisional da capital, Belém. Logo depois foi transferido para um presídio em Salvador. E somente na noite de quarta-feira do dia 17 de maio de 2023, ele chegou transferido ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. E o motivo agora da sua transferência para uma unidade prisional de segurança máxima, se deu por causa da sua interferência nas ruas, por se tratar de uma liderança criminosa de grande influência externa, tanto que a figura de “Patati” faz parte do catálogo da polícia baiana como um dos criminosos mais perigosos do Estado.

Morto em Goiás um dos criminosos mais temidos de Teixeira de Freitas

Morto em Goiás um dos criminosos mais temidos de Teixeira de Freitas

Polícia Militar prende o homicida de “Deguinha” no bairro São Domingos em Itamaraju

Polícia Militar prende o homicida de “Deguinha” no bairro São Domingos em Itamaraju