Dona de uma fortuna de mais de R$ 6 bilhões, a empresária Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, informou na terça-feira (12) que alguém está se passando por ela para pedir dinheiro no WhatsApp. As informações são da IstoÉ.
“Pegaram uma foto minha e estão se passando por mim no WhatsApp, pedindo dinheiro. Por favor, não mandem e não cliquem em nada. É fraude”, escreveu Luiza nas redes sociais.
Golpes pelo WhatsApp tem se tornado bastante comuns. No caso citado por Luiza, os golpistas usam a foto da vítima com um número diferente para mandar mensagens para conhecido. O fraudador envia uma mensagem dizendo que trocou de número e, na sequência, pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.
No golpe, o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes. Além disso, os golpistas podem conseguir dados pessoais das vítimas por meio de vazamentos de dados.
Para evitar esse tipo de golpe a dica é manter o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares. E sempre desconfie quando alguém pedir dinheiro por aplicativos de mensagens.