O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília e, por recomendação médica, cancelou a viagem que faria à Rússia na tarde deste domingo, 20.
Lula estava com a viagem marcada para participar da reunião dos Brics, grupo formado pelas principais economias emergentes do mundo. O Brasil assumirá a presidência dos Brics em 2025 e deve concentrar suas atividades no primeiro semestre, em função da Conferência do Clima, que será realizada em Belém em novembro do próximo ano.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula não viajará “devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração” e participará da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência. Ainda de acordo com a nota oficial, o presidente terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará da cúpula dos Brics.
Corte na nuca
O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês no sábado, 19, com um corte na nuca. Ele levou três pontos no local.
Segundo o boletim médico, o presidente teve um “ferimento corto-contuso em região occipital”. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades.