Major Álvaro completa 45 dias no comando da 89ª CIPM de Mucuri empregando ações planejadas para melhorar os índices

O major Leonardo Álvaro assumiu o comando da 89ª CIPM há 45 dias e os registros já são de bons resultados alcançados diante da missão de combater e melhorar os índices de violência nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa

HTML tutorial

Major Álvaro completa 45 dias no comando da 89ª CIPM de Mucuri empregando ações planejadas para melhorar os índices

O novo comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar de Mucuri, com base circunscricional também no município de Nova Viçosa, assumiu o comando da unidade no último dia 17 de agosto de 2023, em substituição ao também major Fabrício Galvão que tomou posse na direção do Colégio Militar de Teixeira de Freitas. A chegada do Major Álvaro para o comando da 89ª CIPM de Mucuri foi por designação do governador do Estado em consonância com o comandante do recém-criado Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul, coronel Luís Paraíso.

O Major Álvaro assumiu uma das mais importantes e complexas unidades da Polícia Militar do Estado da Bahia, que além de ter base de atuação em dois extensos municípios, a unidade é responsável por áreas longínquas e de tríplice fronteira de Estados, pois Mucuri é um território baiano que faz divisa com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais e ainda é cortado por duas Rodovias Federais, a BR-101 e a BR-418. A 89ª CIPM ainda tem em sua base três Rodovias Estaduais, a BA-698, BA-697 e BA-001.

Primeiras Ações

A chegada do major Álvaro à cidade trouxe uma nova esperança para a comunidade local, que anseia pela redução dos índices de violência. Ele chega ao município com um compromisso firme de fazer o possível para garantir um ambiente mais seguro para todos os residentes. Ele assumiu o comando da 89ª CIPM de Mucuri com a incumbência de reestruturar a unidade e melhorar os índices de violências perpetrados pelo tráfico de drogas, tanto que já nos primeiros dias do seu comando, contou com ajuda de reforços da PM e em três operações pontuais conseguiu responder a sociedade para que veio à região, culminando na apreensão de drogas, armas e no desmantelamento de uma ramificação capixaba que atuava criminosamente nas cidades de Mucuri e Nova Viçosa, nos distritos de Itabatã e Posto da Mata, terminando numa operação com resultado morte de três marginais, um deles foragido do Espírito Santo, além de outras operações que vem se sucedendo.

O major Álvaro é ainda um jovem oficial e com mais de 20 anos na Polícia Militar da Bahia, com uma formação muito consistente em planejamento, segurança pública e direito. Uma pessoa que conhece profundamente a polícia e carrega uma bagagem de boas referências na corporação. Major Leonardo Álvaro é um profissional que reúne características essenciais para liderar a missão que lhe foi dada de estabelecer uma maior segurança e redução dos índices de violência na região. Uma das primeiras impressões que se têm do major Álvaro é sua educação e cordialidade no trato com as pessoas. Ele demonstra um profundo respeito pela comunidade que serve, e isso se reflete em sua capacidade de estabelecer vínculos positivos com os cidadãos locais. Sua postura amigável e aberta, cria um ambiente propício para a comunicação e colaboração entre a polícia e a população, fatores fundamentais para a construção de uma relação de confiança.

Decisões Firmes e Ações Rápidas

No entanto, o major Álvaro também é conhecido por sua enérgica atuação nos momentos certos. Ao receber a equipe do Teixeira News em seu gabinete, ele descreveu o desafio que está tendo para implantar o seu modelo de trabalho na 89ª CIPM e compreende que a segurança pública exige decisões firmes e ações rápidas quando necessário. Sua habilidade em tomar medidas adequadas diante de situações de risco demonstra sua dedicação em garantir a proteção da comunidade e o cumprimento da lei. Outra qualidade notável do major Álvaro é a sua organização. Ele compreende a importância de planejar e coordenar eficazmente as operações policiais, garantindo que os recursos estejam alocados de forma eficiente e que as estratégias sejam bem-executadas. Sua abordagem ordenada contribui para a melhoria da eficácia das ações da polícia na região.

“Ao chegarmos, tivemos que implantar o nosso modelo de trabalho e tivemos que afinar a tropa para que a Polícia Militar promovesse uma ação coordenada em conjunto com as nossas Forças de Segurança do Estado e das políticas sociais. Uma resposta rápida é o que a sociedade espera da Polícia Militar e nós sabemos disso, razão pela qual, nos preparamos todos os dias e devemos ter a coragem e a decisão de enfrentar as diversidades que possam vir. Sempre devemos acreditar na força do trabalho, do servir, da fé e da união. A Polícia Militar da Bahia, por mais que seja força pública do Estado, com principal missão a defesa da sociedade, ela só é assim por ser uma grande família”, disse o major.

E o major Álvaro acrescentou: “A PM é formada por homens e mulheres que possuem desejos, sonhos e necessidades, e que buscam, diuturnamente, servir, por sacerdócio, com a mais profunda justiça, à população da qual se originou. Me sinto honrado e motivado por essa missão dada a mim pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho. Mas, sobretudo, quero agradecer ao meu comandante do CPR, coronel Luís Paraíso pela confiança e, ao prefeito Robertinho e toda sociedade de Mucuri que nos acolheu com muito carinho e disposição. E dizer, o que não vai faltar é empenho e dedicação em fazer o melhor serviço para a sociedade de Mucuri e Nova Viçosa”, destacou o major Álvaro.

Quem é o Major Álvaro

O Major da Polícia Militar da Bahia, Leonardo Álvaro Vieira Pereira, de 44 anos, ingressou nos quadros da Academia de Polícia Militar do Estado em 1998 e formou-se aspirante a tenente no ano de 2001. Na própria PM submeteu a vários cursos de qualificação: Socorros de Urgência, Movimentação de Produtos Perigosos, Gerenciamento de Crises, Curso de Execução da Despesa Pública (CEDEPA), Curso Intermediário de Comando Operacional (CICOP), Gestão pela Qualidade Total, Curso de Instrutor de Trânsito, Curso de Examinador de Trânsito e Curso de Introdução à Gestão por Processos.

Durante sua trajetória profissional, o Major Leonardo Álvaro assumiu inúmeras funções de destaque na corporação, a exemplo de: Chefe da Seção de Acompanhamento das Ações Governamentais do Departamento de Planejamento da PM/BA, Diretor Adjunto do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira e posteriormente Diretor Geral do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira/Teixeira de Freitas, Subcomandante da 88ª CIPM de Alcobaça, coordenador de Cursos do 13º BEIC de Teixeira de Freitas, secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Teixeira de Freitas, Subcomandante do 13º Batalhão Ensino Instrução e Capacitação de Teixeira de Freitas, comandante da 70ª CIPM de Ilhéus e agora comandante da 89ª CIPM de Mucuri.

O major Leonardo Álvaro é um oficial possuidor de diversas condecorações, dentre as quais estão: Medalha do Mérito Marechal Argolo; Medalha de Bronze 10 Anos de Serviço e Medalha de Prata 20 Anos de Serviço da PM/BA. O major Álvaro é bacharel em Direito e pós-graduado em Segurança Pública pela UNEB/CESP e, graduando em Administração Pública pela UNEB-Universidade do Estado da Bahia. O oficial é casado com a senhora Renalva Aguiar Luz Pereira e tem um filho, Gustavo Aguiar Vieira.

Polícia Militar prende traficante com quase 2 quilos de maconha em Mucuri

Polícia Militar prende traficante com quase 2 quilos de maconha em Mucuri

Três médicos são assassinados em quiosque na orla do Rio de Janeiro

Três médicos são assassinados em quiosque na orla do Rio de Janeiro