Mariana foi a 1ª vila, cidade e capital de Minas Gerais. Sua arquitetura barroca colonial, ouro, fé, arte e pioneirismo marcam os mais de três séculos da histórica Mariana. A memória de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há mais de três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.
Tudo começa em 8 de abril de 1711, com a criação da Vila as margens do Ribeirão do Carmo, mas somente em 23 de abril de 1745, Mariana ganha sua independência política administrativa. O nome Mariana foi uma homenagem do Rei Dom João V de Portugal a sua esposa, Dona Maria Ana de Áustria. Mariana está localizada a cerca de 12 Km de Ouro Preto e a 110 Km da sua capital, Belo Horizonte.
A Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Mariana e mais a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo ficam na Praça Minas Gerais, no coração do centro histórico de Mariana, concentra três dos principais pontos turísticos de Mariana e as duas igrejas lado a lado formam o mais belo cenário da cidade, que preservam importantes obras do escultor Aleijadinho.