Ministro do STJ Humberto Martins visita base do Programa Arboretum em Teixeira de Freitas

O ministro Humberto Martins que foi recepcionado pelo promotor de justiça Fábio Fernandes enalteceu a iniciativa do Programa Arboretum como um exemplo notável de como o sistema judiciário pode desempenhar papel crucial na proteção do meio ambiente. “É uma honra enxergar o trabalho árduo e dedicado que está sendo realizado por aqui e, a maneira como tem beneficiado as comunidades locais e o nosso planeta como um todo”.

Nesta quinta-feira (19/10), o ex-presidente do STJ – Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins que esteve em Teixeira de Freitas para uma agenda acadêmica com a Universidade do Estado da Bahia, visitou a Base do Programa Arboretum, um projeto pioneiro na área de justiça e meio ambiente no extremo sul da Bahia. A visita buscou promover o diálogo construtivo e aprofundar o entendimento do magistrado alagoano sobre as atividades realizadas no âmbito do Programa Arboretum, na costa do descobrimento do Brasil.

O ministro Humberto Martins é natural de Maceió (AL), fez carreira no Direito como advogado a partir de 1979, foi promotor de justiça e procurador de justiça em Alagoas, desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas e em 2006, tornou-se ministro do STJ, do qual foi presidente de 2020 a 2022. Hoje pertence o colegiado da 2ª Turma do STJ e mantém assento na Corte Especial do STJ, que reúne os 15 ministros mais antigos da Casa. O ministro Humberto Martins tem desempenhado papel ativo em questões relacionadas à justiça ambiental e ao sistema judiciário. Seu compromisso com a promoção da justiça e da sustentabilidade tem sido reconhecido nacionalmente.

O ministro STJ Humberto Martins e o promotor de justiça Fábio Fernandes do MP/BA.

O Programa Arboretum é uma iniciativa inovadora que visa integrar esforços do sistema judiciário com a conservação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável. O programa tem como objetivo principal a preservação das áreas verdes e o equilíbrio ecológico. Durante a visita, o ministro Humberto Martins foi recebido pelo titular da Promotoria Regional Ambiental em Teixeira de Freitas do Ministério Público do Estado da Bahia, o promotor de justiça Fábio Fernandes Corrêa, que apresentou a visão geral das atividades desenvolvidas, bem como os principais projetos em andamento. Além do seu forte interesse demonstrado interseção entre a proteção do meio ambiente e a aplicação da lei, o ministro destacou a importância do Ministério Público em participar diretamente do Programa em seu papel de restauração para a proteção das espécies em extinção e para o futuro do meio ambiente.

39ª EXPÔ

O Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal na Região da Hileia Baiana, está participando da 39ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas que acontece de 18 a 22 de outubro, no Parque de Exposições Témoteo Alves de Brito, que além do Estande da Vila Ambiental, o Programa Arboretum vai realizar neste sábado, dia 21, a partir das 10h, uma mesa redonda, intitulada “Restauração e Consórcio no Extremo Sul da Bahia – como gerar valor com plantio de Árvores e Produção Agrícola”. Na apresentação, a engenheira florestal Viviane Maria Barazetti abordará o tema: “O Programa Arboretum e a restauração florestal”, já o promotor de justiça Fábio Fernandes trará a reflexão “Por que restaurar?” e produtores que já fazem parte do processo de restauração, junto ao Programa Arboretum, apresentarão suas experiências.

Marido de médica morta em Colatina-ES vira réu por feminicídio; motorista é solto

Escola Municipal da Urbis-II passa por reforma completa e ampliação na sua estrutura física em Itamaraju