Missão de resgate aéreo é coordenada em Mucuri para salvar bebê no distrito de Itabatã

Bebê recebe atendimento emergencial em operação da Prefeitura de Mucuri após ser transferido de UTI Aérea de Itabatã para uma unidade especializada em Jequié.

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (03/05), mais uma importante operação, conhecida como “Voo da Vida”, com o objetivo de resgatar um bebê de apenas três meses em estado crítico de saúde. O pequeno paciente estava sofrendo de bronquiolite e foi transportado de Itabatã para uma UTI pediátrica especializada em Jequié, cidade do sudeste da Bahia, em uma ação coordenada e urgente.

O registro médico foi iniciado em 29 de abril, quando o bebê foi admitido no Hospital São José de Itabatã, uma vez que o tratamento necessário não estava disponível naquela instituição. Na chegada ao hospital, o bebê apresentava taquipneia, saturação de oxigênio de 90% e dificuldade respiratória significativa. Apesar do tratamento com salbutamol e CPAP, houve uma piora no quadro clínico, exigindo assim a sua transferência. A aeronave UTI aérea pousou no Aeródromo de Itabatã às 10h10 e decolou às 11h10 para a urgente transferência com destino a Jequié.

Conforme o servidor público Ademilson Ferreira Neves, conhecido como “Dema”, diretor Municipal de Transportes de Mucuri, foi de extrema importância o planejamento estratégico na coordenação do transporte terrestre até o aeródromo para a operação de resgate aéreo da criança. Segundo Dema, o sucesso da missão dependia da sincronia entre o plano de voo da UTI Aérea e o transporte terrestre, garantindo que tudo ocorresse dentro do previsto. Com esta cuidadosa organização, o salvamento do bebê foi realizado com êxito, demonstrando a eficiência e a dedicação da equipe envolvida na operação.

O secretário de Saúde, Fernando Jardim, destacou que o transporte via UTI aérea só foi possível graças ao trabalho em equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, após o empenho pessoal do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), nas negociações com a SESAB – Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. “Esse esforço foi crucial para tomar todas as medidas necessárias e salvar mais uma vida mucuriense”, pontuou Fernando Jardim.

Em entrevista, o prefeito Robertinho reafirmou o compromisso dele e de sua equipe de Saúde da Prefeitura de Mucuri, assim como a resposta rápida do governo do Estado às solicitações urgentes do município. Ele expressou sua gratidão pela parceria com a SESAB, que tem sido fundamental para salvar muitas vidas mucurienses, especialmente através do fornecimento de UTIs aéreas. Além disso, ele agradeceu aos servidores da saúde pela sua prestativa contribuição e zelo profissional em favor da vida dos munícipes.

Comando da PM reforça que policiamento no circuito do aniversário de Teixeira de Freitas não afetará segurança do município

Cirne Andrade agrupa lideranças pela sua pré-candidatura a prefeito em Nova Viçosa