Morre o ex-prefeito de Nova Viçosa Antônio Odilair de Carvalho

A vida e a obra de um homem de grande contribuição social e política para a região

Morre o ex-prefeito de Nova Viçosa Antônio Odilair de Carvalho

Por Athylla Borborema

A população do extremo sul da Bahia foi surpreendida na manhã deste sábado (23/07), com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Nova Viçosa, Antônio Odilar de Carvalho, 81 anos. O pecuarista Odilar de Carvalho sempre foi um homem ativo e não possuía nenhuma comorbidade plena, era apenas diabético, mas a doença nunca interferiu na sua rotina e nem nas suas atividades do dia a dia.

Nesta última quinta-feira (21/07), Odilair de Carvalho foi internado no Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas com uma infecção urinária, mas os médicos detectaram gravidade no seu quadro de saúde e nesta sexta-feira (22), Odilair de Carvalho foi submetido a uma cirurgia vascular, procedimento considerado ideal para pacientes renais antes de se começar a fazer hemodiálise. O resultado teria sido um sucesso para o paciente, mas por volta das 06h da manhã de hoje, ele não resistiu às complicações e morreu. A família foi comunicada do seu falecimento às 06h40.

Morre o ex-prefeito de Nova Viçosa Antônio Odilair de Carvalho
Odilair de Carvalho com o seu irmão mais jovem, o vereador Anastácio Carvalho

Quem foi Odilair de Carvalho

Antônio Odilair de Carvalho, nasceu no dia 15 de dezembro de 1940, na cidade de Coreaú, na mesorregião do noroeste do Estado do Ceará. Ele era o 2º dos 9 filhos do casal de sertanejos Luiz Machado da Silva (in memória) e Duina Carvalho da Silva (in memória). Chegou ao extremo sul da Bahia, com 31 anos de idade, como proprietário da Construtora Carvalho, contratada pela empresa Queiroz Galvão para trabalhar na construção da BR-101. Após o término das obras da Rodovia, Odilair de Carvalho adquiriu terras no município de Nova Viçosa e se sediou na região onde é hoje o 2º maior distrito do Brasil “Posto da Mata” nascido com o advento da instalação do Posto Telegráfico da EFBM, dentro da Mata, surgido em 1939, ponto do Km-103 da Estrada de Ferro Bahia-Minas (1881/1966).

Mas, Posto da Mata só começou a se povoar com pujança a partir de 1971 com a chegada da BR-101, por causa da influência de grandes homens visionários, dentre eles, Odilair de Carvalho, que ajudou a desenvolvê-lo com suas ideias e com suas atitudes empreendedoras. Ainda no ano de 1971, Odilar de Carvalho conheceu uma belíssima jovem de nome Joana Gonçalves Carvalho, no quilombo de Helvécia, com a qual se casou no dia 6 de novembro daquele ano, da qual união nasceram alguns filhos, inclusive o procurador de estado Odilair de Carvalho Junior, a união do casal terminou com a assinatura do divórcio, exatamente no dia do aniversário de 20 anos de casamento, em 1991.

Quando a Aracruz Celulose foi fundada em 1972, Odilar de Carvalho virou o seu primeiro parceiro na região, tanto que se tornou o primeiro fomentador de eucalipto da Aracruz para a fabricação de celulose e papel. Odilair de Carvalho foi um pecuarista e um empresário influente na região e com grande prestígio político no Estado e no município de Nova Viçosa, sempre foi considerado um líder político de retidão que todos sempre quiseram seu apoio, tanto que nas décadas de 70 e 80 influenciou diretamente no resultado popular que elegeu sucessivos prefeitos com o seu apoio, como Abrão Soares Pereira (1975-1978); Theones Soares da Fonseca (1979-1982); Teodoro Cardoso (1983-1984) e Ailton Marques (1984-1988).

Morre o ex-prefeito de Nova Viçosa Antônio Odilair de Carvalho
Odilair de Carvalho (sentado) ladeados por seus amigos, o ex vice-prefeito e ex-presidente da Câmara, Ruberval Lima Porto; o vereador José Aloisio de Oliveira e o ex-prefeito Márvio Lavor Mendes (in memória).

Aliás, a política sempre foi a grande paixão de Odilair de Carvalho, tanto que foi vereador pelo município de Nova Viçosa três vezes, de (1975-1978); (1979-1982) e 1983-1988). Por três vezes também foi presidente da Câmara Municipal nas gestões 1977-1979; 1981-1983 e 1983-1985. Em 1992, se elegeu prefeito de Nova Viçosa, governando o município na gestão 1993-1996. No ano 2000, candidatou-se a prefeito novamente, mas desta vez perdeu as eleições. Em 2004, foi eleito vice-prefeito na chapa com Carlos Robson “Robinho” para gestão 2005-2008.

Antônio Odilair de Carvalho, faria 82 anos, no dia 15 de dezembro de 2022. Tratou-se de um homem que construiu uma grande história e deixou uma grande legião de amigos, um legado extraordinário cheio de boas referências de trabalho, amizade, lealdade e de grande contribuição social e política para a região, especialmente para o município de Nova Viçosa onde viveu no distrito de Posto da Mata, os últimos 51 anos da sua vida.

Odilair de Carvalho deixou 8 filhos: Maria Odilene Fernandes Carvalho Souza (advogada); Luciana Carvalho Maia (professora); Odilair de Carvalho Junior (advogado mestre em Direitos e Garantias Constitucionais e procurador do Estado da Bahia); Ana Paula Gonçalves Carvalho (psicóloga); João Gonsalves Neto (zootecnista, pesquisador, escritor doutrinador, mestre e doutor em Zootecnia); Warley Carvalho Benjamim (pecuarista); Sherrine Carvalho Benjamim (advogada e comerciante) e Vitória Carvalho Benjamim (design de moda).

Velório

O velório ocorreu no salão nobre da Loja Maçônica Inconfidência Bahiana, bairro Acássia, região central do distrito de Posto da Mata, por onde passaram centenas e centenas de pessoas para se despedir de Odilair de Carvalho. O sepultado ocorreu às 17h30, deste domingo (24/07), no Cemitério Municipal de Posto da Mata.

Operação policial apreende 13 caminhões adulterados de empresa em Teixeira de Freitas

Operação policial apreende 13 caminhões adulterados de empresa em Teixeira de Freitas

Reativação da Estrada do Chocolate incrementa turismo na Costa do Cacau

Reativação da Estrada do Chocolate incrementa turismo na Costa do Cacau