Reativação da Estrada do Chocolate incrementa turismo na Costa do Cacau

Após obras de requalificação e instalação de sinalização turística moderna, a Estrada do Chocolate foi reativada, na quinta-feira (21), em Ilhéus, na Costa do Cacau, pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O trecho de 45 quilômetros da rodovia Ilhéus-Uruçuca abriga o roteiro de visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, além da biodiversidade da Mata Atlântica. A expectativa é que a região passe a receber um número maior de turistas.

Reativação da Estrada do Chocolate incrementa turismo na Costa do Cacau

“As intervenções estruturantes do Governo do Estado, na Costa do Cacau e outras regiões, têm contribuído para o crescimento do turismo da Bahia, que já alcança índices superiores ao período pré-pandemia, o único estado do Nordeste a conseguir essa marca. Nossos indicadores apontam que continuamos na rota do crescimento”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O secretário e representantes do trade visitaram a centenária fazenda Capela Velha. No local, os turistas podem conhecer a história do cacau e todo o processo da lavoura do fruto, desde o plantio à secagem das amêndoas, usadas na produção do chocolate, que sai da fábrica instalada na própria fazenda.

Em seguida, a comitiva participou da abertura do Festival Chocolat Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus, o maior evento do gênero da América Latina, que segue até domingo (24). A programação inclui exposição de produtos gourmet, degustação, rodadas de negócios e apresentações musicais. O estande da Setur-BA divulga os atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com ênfase nos roteiros rurais.

Itacaré – Nesta sexta-feira (22), a Setur-BA promove em Itacaré ações do plano “Viva Turismo Bahia” na Costa do Cacau, que atua nas áreas de segurança sanitária, infraestrutura, capacitação, qualificação e divulgação dos destinos. A secretaria firmou parcerias com o Sebrae, Banco do Nordeste, Desenbahia e UFBA, para contemplar os municípios turísticos da região.

Foto: Daniel Meira/Setur-BA

Morre o ex-prefeito de Nova Viçosa Antônio Odilair de Carvalho

Morre o ex-prefeito de Nova Viçosa Antônio Odilair de Carvalho

Representantes de assentamentos são capacitados para a execução de políticas públicas

Representantes de assentamentos são capacitados para a execução de políticas públicas