A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios começou oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 26 e a programação segue até o dia 28 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). A abertura solene teve a presença do presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski; o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, além de membros do Conselho Político da CNM. Logo após a solenidade de abertura, foi apresentada pelo presidente Paulo Ziulkoski da CNM – Confederação Nacional de Municípios aos convidados e participantes a carta “Município: o caminho para um Brasil melhor”, que foi entregue ao presidente da República e a outras autoridades políticas.
Na abertura do evento o presidente Jair Bolsonaro, iniciou o discurso aos mais de oito mil prefeitos e vice-prefeitos falando da segunda parcela da cessão onerosa, a ser recebida pelos gestores municipais, questão levantada pelo próprio líder nacional. “A segunda parcela da cessão onerosa vai resultar em R$ 7 bilhões para Estados e Municípios. Tenho certeza de que faremos um bom uso disso tudo, porque me considero prefeito também”, disse. A medida está prevista no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 3/2022, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Para o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), a abertura com as autoridades foi o ponto crucial e trata-se um momento importante que há no encontro em defesa dos Municípios. “A Marcha culmina com a defesa do municipalismo brasileiro e a sobrevivência dos Municípios para que a gente possa prestar a cada dia, melhores serviços a nossa população. E aqui é fundamental para apresentar, tanto ao governo federal quanto aos demais poderes, a nossa pauta de reivindicações e nossos anseios pelo que lutamos diariamente”, destacou.
O prefeito “Robertinho” está em Brasília participando do evento ao lado do seu vice-prefeito Vanderlei Rezende Figueiredo (UB). Pela primeira vez no encontro, o vice-prefeito de Mucuri, Vanderlei Rezende, está otimista em relação aos aprendizados na Marcha. “Esse momento é muito gratificante, onde vamos levar bastante conhecimento e aprendizado sobre a gestão municipal. Aqui tiramos muitas dúvidas e conhecemos muitas pessoas influentes com chances reais de ajudar a impulsionar os projetos do prefeito Robertinho e isso é excelente para o nosso município. Somente hoje, o prefeito Robertinho já conseguiu dialogar com alguns secretários executivos e ministros sobre as demandas protocoladas de Mucuri. Portanto, aqui é o lugar certo”, ressaltou Vanderlei.