O Adeus ao presidente da Academia Teixeirense de Letras Carlos Mensitieri

O escritor e engenheiro civil Carlos Mensitieri morre às vésperas de receber a “Medalha do Mérito 2023” do CONFEA

Em Niterói/RJ: O saudoso Carlos Mensitieri com os seus confrades Athylla Borborema, Dom Alexandre Carvalho, Almir Zarfeg e Elias Botelho.

Morreu no final da manhã desta quinta-feira (27/07), o escritor e engenheiro civil Carlos Mensitieri, presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras. Ele faleceu após ter sido socorrido para uma unidade medica em Teixeira de Freitas, aos 63 anos, vitimado por um infarto, pegando familiares, amigos e acadêmicos de surpresa. Ele era natural de Jequié, cidade localizada no sudeste baiano, mas se mudara para Teixeira de Freitas em 1984, quando o município ainda pertencia à comarca de Alcobaça. Coube a ele confeccionar o primeiro mapa urbano teixeirense.

Carlos Mensitieri era engenheiro civil, mas possuía ainda formação superior em jornalismo, teologia, direito e, atualmente, cursava mestrado em literatura brasileira na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ele era também engenheiro urbanista, agrimensor, especialista em gestão, educação e segurança de trânsito. Era autor de várias obras, como “Poemas, letras e canções” (2016), “A recente história de Teixeira de Freitas: um depoimento!” (2019) e “Textos cruzados: prosa, poesia & vice-versa” (2022), dentre outras. Presidia a Academia Teixeirense de Letras (ATL), de cuja Cadeira nº 10 era titular e fundador.

Mensitieri – casado com Luciene e pai de Gabriel Mensitieri – foi bem-sucedido nas diversas áreas em que atuou, especialmente como engenheiro e empresário. Mas vamos nos concentrar no grande engenheiro que ele foi – o que lhe valeu a aprovação unânime do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sediado em Brasília, para receber a “Medalha do Mérito 2023” em Gramado/RS, entre os dias 8 e 11 de agosto, durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).

Diretoria/ATL: O agora presidente Raimundo Magalhães, o saudoso presidente Carlos Mensitieri e o secretário Erivan Santana.

E Carlos era merecedor dessa que é a maior honraria outorgada em vida a um engenheiro brasileiro. Se não, vejamos.

Assim que se graduou em engenharia, ele se instalou no então povoado de Teixeira de Freitas em 1984, criando a empresa Mensitieri Engenharia e Imóveis. Empenhado na emancipação de Teixeira de Freitas, implantou marcos geodésicos de divisa de município para a determinação da atual planta municipal. Elaborou a primeira planta urbana da sede do município e respectivo perímetro urbano. Em 1989, fundou a Inspetoria do CREA-BA em Teixeira de Freitas, sendo o seu primeiro Inspetor Chefe. Também fundou nesse mesmo ano a Associação dos Engenheiros de Teixeira de Freitas, ficando como presidente da entidade de classe. Em 1990, assumiu o cargo de Secretário de Obras Municipal no governo de Francistônio Alves Pinto.

Nesse ano participou do curso do Plano Diretor Urbano em Salvador, Bahia, preparando as bases para a implantação do mesmo. Nesse período desenvolveu projetos de arborização e paisagismo em ruas, avenidas e praças de Teixeira de Freitas. Entre 1992 e 1993 ocupou o cargo de presidente do Jacarandá Country Club, onde incentivou a cultura, o esporte e o lazer. Em 1995 assumiu a Inspetoria do CREA em Teixeira pela segunda vez. Em 1996 atuou como engenheiro credenciado da Caixa Econômica Federal, ficando até o ano de 2000. Em 2001 assumiu a chefia do escritório do IBAMA em Teixeira de Freitas, também atuando como perito judicial nas comarcas local e regional.

Em 2005, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura e Transportes de Teixeira de Freitas, implantando e presidindo o Conselho Municipal do Plano Diretor Urbano da Cidade e promovendo uma mudança na infraestrutura urbana através de um planejamento com intervenções pontuais que dariam no livro “A Influência do Planejamento Urbano na Segurança do Trânsito: Case Ilustrativo na Cidade de Teixeira de Freitas”. Ele ainda ocupou o cargo de Inspetor Regional do CREA-BA e compôs o Conselho Municipal de Trânsito e a JARI teixeirenses.

Evento da RICA/Salvador: O escritor baiano Aleilton Fonseca e o saudoso Carlos Mensitieiri em encontro recente nos festejos do 2 de julho na capital do Estado.

“Infelizmente, ele não poderá comparecer à Semana Oficial da Engenharia para receber a grande homenagem a que fez muito jus”, afirmou Almir Zarfeg, responsável pela edição das obras de Carlos e presidente de honra da ATL.

Carlos Mensitieri deverá ser representado pelos familiares no evento em Gramado ou por algum profissional do CREA teixeirense presente à cerimônia. Na oportunidade, ele iria autografar seu livro mais recente – “A responsabilidade civil do engenheiro civil: direitos, deveres e abordagem do Código de Defesa do Consumidor” (Lura Editorial, 2023).

Em seguida, a obra ganharia noite de autógrafos na Faculdade Anhanguera e na próxima sessão solene da Academia Teixeirense de Letras.

Ela é prefaciada pelo escritor, advogado, coronel da reserva da PM/BA, professor doutor e, agora, presidente substituto da ATL, Raimundo Magalhães, que, durante o velório do saudoso engenheiro e acadêmico, comandou a cerimônia de despedida no final da manhã desta sexta-feira (28), com a presença de diversos acadêmicos paramentados com pelerines e brasão da instituição literária.

“Carlos contribuiu de maneira definitiva para o progresso social, cultural e literário de Teixeira de Freitas. Por isso, será sempre lembrado por todos e, sobretudo, terá o nome gravado na história. Já estamos providenciando a Sessão da Saudade para ele e, desde já, contamos com a presença de todos e todas”, disse Magalhães.

O novo livro do saudoso acadêmico Carlos Mensitieri com lançamento previsto na 21ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, de 1º a 10 de setembro de 2023.

O falecimento de Mensitieri repercutiu nas diversas instituições literárias e culturais de que ele fazia parte – como Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), através do seu presidente Dom Alexandre Camêlo Carvalho; Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT), por seu presidente Clério Borges Sant’Anna; Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), por seu secretário-geral Wilson Colares da Costa; Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia (RICA), por seus coordenadores Aleilton Fonseca e Maribel Barreto.

“A RICA se solidariza com a ATL pela perda do seu presidente – o escritor Carlos Mensitieri – apresentando pêsames à família, amigos, confrades e confreiras. Fica o seu exemplo de dedicação à causa literária e acadêmica”, enfatizaram Aleilton e Maribel.

O saudoso Carlos Mensitieri era membro – com o título de Duque – da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Ele, Almir Zarfeg, Athylla Borborema e Dom Alexandre Carvalho formavam os chamados Quatro Cavaleiros da Gothia.

“O conto ‘Busão’ – selecionado pelo Projeto Nordestes do Selo OffFlip – é o texto mais recente e inédito de Carlos”, informou Zarfeg.

Em 2018, por iniciativa do então vereador Agnaldo da Saúde, Carlos Alberto Mensitieri Almeida ganhou o título honorário de Cidadão Teixeirense.

Filho de radialista é morto a tiros dentro de casa da família no sul da Bahia

Governo da Bahia divulga resultado final do concurso para PM e Bombeiros