Na tarde desta última segunda-feira (9) a sargento Iara Barreto, lotada no 15º BPM, realizou uma emocionante visita a uma família que, no dia anterior, passou por momentos de angústia e apreensão na cidade Itabuna, região sul da Bahia.
A militar, que mora próximo à família da criança, foi acionada pelos vizinhos na tarde de domingo (8), informando que uma bebê estava engasgada com o leite materno. Ao perceberem a gravidade da situação, prontamente a policial iniciou a manobra de Heimlich, realizada para desobstruir as vias aéreas superiores e conseguiram fazer com que a criança voltasse a respirar.
“Após 25 anos na polícia foi o dia de colocar em pratica o que aprendi no curso, um bebê de 14 dias engasgou. Fui chamada pelos vizinhos, rapidamente fui ao encontro deles, o bebê já estava roxinho, pedi que todos se afastassem e iniciei a manobra como eu aprendi, a mãe estava desesperada e gritava,. Pedi que chamassem o Samu enquanto continuava com a manobra, aos poucos a cor do bebê foi retornando, em oração e com a ajuda de Deus, o bebê deu um gritinho e chorou. ” Narrou a sargento Iara.
A proatividade e a técnica na prestação do socorro foram fundamentais para o sucesso no salvamento da bebê. Após a reanimação, uma equipe do Samu deu seguimento no atendimento ao bebê, que passa bem.