Repórter teixeirense será um dos palestrantes do Seminário de Jornalismo Investigativo da ABRAJI em Salvador

O repórter investigativo Vanderley Filho, editor-chefe do portal de notícias Zero Hora News será um dos palestrantes do encontro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo no próximo dia 24 de maio em Salvador.

Repórter teixeirense será um dos palestrantes do Seminário de Jornalismo Investigativo da ABRAJI em Salvador

A ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e o JUSBRASIL realizam na sexta-feira, do próximo dia 24 de maio, um Seminário de Jornalismo Investigativo em Salvador, com o tema: “Os Caminhos do Jornalismo Investigativo” com foco na discussão sobre os desafios que se impõem ao exercício do jornalismo no estado da Bahia. O evento é voltado para jornalistas e estudantes de jornalismo e vai acontecer no Hub Jusbrasil, no Salvador Prime, Torre Work, sl 515, Caminho das Árvores. O encontro é gratuito e para garantir sua vaga, basta preencher o formulário neste link. Depois do debate que vai reunir Bianka Carvalho, da Globo Recife; Alexandre Lyrio, da TV Bahia, e Vanderlei Filho, do Zero Hora News, de Teixeira de Freitas, haverá um happy hour para trocar figurinhas e sugestões de pauta.

A presidente da ABRAJI, Kátia Brembatti, também participará do Seminário na capital baiana, marcado para às 16h do dia 24 de maio. Todos os participantes do evento em Salvador, denominado de “Esquenta do Congresso”, terão direito a desconto de 20% na compra dos ingressos para o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a ser realizado de 11 a 14 de julho de 2024, em São Paulo. Um dos maiores eventos de jornalismo do continente, o 19º Congresso da ABRAJI terá mais de 100 atividades nos seus 4 dias de acontecimentos, no campus da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Vila Mariana, em São Paulo. Para saber mais do 19º Congresso, entre neste link.

Sobre os participantes do Seminário da ABRAJI em Salvador:

Kátia Brembatti
Presidente da ABRAJI e atua na cobertura de política, meio ambiente, infraestrutura e assuntos jurídicos. Com a série Diários Secretos, recebeu o Prêmio Esso, o Tim Lopes, o Ipys de melhor reportagem da América Latina e o Global Shining Light Award de melhor reportagem em país em desenvolvimento. É editora no Estadão Verifica e professora de jornalismo na Universidade Positivo.

Vanderlei Filho
Radialista e jornalista especializado em investigações de licitações e contratos públicos. Fundador do portal de notícias Zero Hora News, sediado em Teixeira de Freitas, 8ª maior cidade da Bahia, na região do extremo sul do Estado. Com mais de 20 anos de experiência na área investigativa, dedica sua carreira a desvendar irregularidades e promover transparência no setor público e as reportagens que produz, têm servido de base e materialidade para procedimentos de investigação por parte do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Polícia Federal. Em 29 de fevereiro de 2024, o repórter Vanderley Filho foi impedido de assistir uma sessão de licitação da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por um homem armado e, mesmo tendo chamado uma guarnição da Polícia Militar para assegurar o seu direito legítimo de exercício da profissão, o jornalista não conseguiu entrar na sessão.

Bianka Carvalho
Jornalista, trabalhou em jornal impresso e rádio e está há 24 anos na TV Globo Recife. É pós-graduada em tecnologia, inovação e inteligência, pela CESAR School do Recife, e em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global, pela PUC-RS. É jornalista amiga da criança, título recebido em Brasília.

Alexandre Lyrio
Jornalista e escritor, premiado com o Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, baiano de Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia, apaixonado pelo Candomblé e engajado contra intolerância religiosa e racismo. Destacou-se no jornal Correio em reportagens de direitos humanos. Ex-coordenador de comunicação da Defensoria Pública da Bahia e é chefe de produção da TV BAHIA.

Morre o ex-prefeito Wagner Mendonça, um homem público que inspirou gerações em Teixeira de Freitas

Morre o ex-prefeito Wagner Mendonça, um homem público que inspirou gerações em Teixeira de Freitas

Polícia Civil de Mucuri prende vigia suspeito de cometer crimes em áreas da Suzano

Polícia Civil de Mucuri prende vigia suspeito de cometer crimes em áreas da Suzano