O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado da Bahia em meio a inúmeros convidados ilustres lançou na noite desta quarta-feira (08/06), na cidade de Teixeira de Freitas, o Programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional para a região dos 21 municípios do extremo sul baiano. A ação do SEBRAE tem como objetivo promover a mobilização e qualificação de lideranças para a criação e implantação de um processo de desenvolvimento regional.
O evento contou com a presença do ex-deputado federal Jorge Khoury Hedaye, atual superintendente regional do SEBRAE na Bahia, do gerente regional do SEBRAE em Teixeira de Freitas, Alex Brito; do ex-prefeito de Congonhas (MG), Anderson Cabido, palestrante da noite; da gerente regional do SENAC, Nanci Costa, além de prefeitos da região, presidentes dos Consórcios Públicos e de outras autoridades políticas, empresários e comerciantes.
O superintendente Jorge Khoury enalteceu o potencial dos municípios da região no estágio de crescimento e seus devidos investimentos nas lideranças que assumem uma responsabilidade social, como equipe, como conselho para pensar em seu município para o futuro dos próximos 30 e 50 anos. “Ao firmar compromissos para projetos focados em Educação Empreendedora e no município empreendedor, novos desafios surgem, como o Programa Líder. A ideia é exatamente essa, preparar essa liderança para atuar entre os três setores, assumindo os papeis com autoridade, conhecendo as oportunidades, embasados em informações corretas. Não tenho dúvidas que dará certo”, assegurou Jorge Khoury.
Para o administrador de empresas Marcos de Souza Dantas, coordenador estadual do Programa Líder do SEBRAE, o escopo apresentado trata-se de uma estratégia coletiva de desenvolvimento econômico regional, destacando a importância dos três setores para a conclusão das metas propostas. “Veremos esse capital humano se transformar em capital social, formando um ambiente propício para essas lideranças conquistarem importantes papeis na governança nesses dois anos, assumindo o compromisso público”, ressaltou.
O lançamento do Programa Líder do SEBRAE em Teixeira de Freitas teve dentre outros objetivos, criar um conselho deliberativo, formado por lideranças mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte. Para Teixeira de Freitas, os novos líderes foram apresentados à sociedade e aclamados após a assinatura do termo de compromisso com a Agenda de Desenvolvimento do Programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional, que é uma iniciativa do SEBRAE que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.
O administrador Alex Brito, mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia e gerente regional do SEBRAE no extremo sul da Bahia, explica que o Programa Líder oportuniza a formação de um grupo por cada cidade, entre lideranças empresariais, políticas e do terceiro setor, para que esse grupo tenha um novo olhar sobre a cidade, que passa a ser vista de forma integrada, entendendo suas oportunidades e desafios frente ao desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. E essa nova forma de trabalhar a região está condensada na Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional, elaborada pelos participantes e que está dividida em três eixos: Eixo de Setores Econômicos (Comércio, serviço, indústria e agronegócio), Eixo Turismo e Eixo Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.
Palestra
O evento contou ainda com a palestra de Anderson Cabido, especialista em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho. Ele realizou uma apresentação dinâmica e trouxe exemplos através dos cases de sucesso em desenvolvimento no município de Congonhas. O ex-prefeito provocou os participantes a saírem da zona de conforto, pensando atuações práticas de líderes, demonstrando parte da formação dos novos líderes em execução nos dias 9 e 10 de junho, como primeiras missões do Programa Líder.