TSE cancela convite para que União Europeia observe eleições

Após reclamações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o convite que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a União Europeia para acompanhassem como observadores as eleições de outubro, a Corte retirou o convite. As informações são do jornal A Tarde.

TSE cancela convite para que União Europeia observe eleições

O TSE afirmou, em nota, que em conversas preliminares com representantes da UE “constatou que não estavam presentes todas as condições necessárias para viabilizar uma missão integral de observação eleitoral”.

“Nos próximos meses, se for verificada a necessidade e o interesse de ambos os lados, poderá haver uma participação mais reduzida e de caráter técnico de membros da UE no período eleitoral”, acrescentou o tribunal, explicando que uma missão europeia acarretaria na visita de dezenas de técnicos e trataria de diversos temas relacionados ao sistema eleitoral.

O porta-voz de Relações Exteriores da Comissão Europeia, Peter Stano, por sua vez, informou que a UE havia recebido inicialmente uma carta-convite do TSE no início de março para implantar uma Missão Exploratória, medida que demandaria o exame da utilidade, oportunidade e viabilidade de ela ser efetivada.

“No entanto, o TSE nos informou que não prosseguirá com seu pedido de março, devido a reservas expressas pelo governo brasileiro”, afirmou Stano em um comunicado. “Nessas circunstâncias, não enviaremos uma missão exploratória ao Brasil para avaliar uma possível Missão de Observação Eleitoral da UE”, acrescentou.

Na nota divulgada nesta terça-feira, 3, o TSE ressalta que o presidente do tribunal, ministro Edson Fachin, mobilizou os principais organismos internacionais de observação eleitoral do mundo para acompanhar as eleições gerais deste ano “com o intuito de aumentar a transparência, promover o fortalecimento institucional e defender a democracia brasileira”.

Desistência de Leão ao Senado pode provocar nova mexida na candidatura de Carletto

Desistência de Leão ao Senado pode provocar nova mexida na candidatura de Carletto

João Leão dá a entender que deve se candidatar à Câmara Federal

João Leão dá a entender que deve se candidatar à Câmara Federal