Após viajar para os Estados Unidos, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) tentou criar um novo perfil no Twitter, mas a conta foi bloqueada nesta quinta-feira, 3. A suspensão aconteceu após a parlamentar estimular atos golpistas e atacar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Na terça-feira, 1º, o perfil dela já tinha sido suspenso por decisões judiciais. As informações são do jornal A Tarde.
A decisão da Justiça Eleitoral determinou que a congressista só poderá criar uma nova conta na plataforma após a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. A cerimônia para esse fim está prevista para ocorrer até o dia 19 de dezembro.
Se Zambelli descumprir a ordem, pode ser multada em R$ 100 mil, ser investigada por crime de desobediência na esfera criminal e, na esfera eleitoral, ser alvo de apuração por uso indevido dos meios de comunicação, o que pode levar à cassação do mandato.
Para a decisão, o TSE considerou os prévios posicionamentos de Zambelli favoráveis à obstrução de estradas por caminhoneiros. O órgão vê que o estímulo dela possui potencial de “tumultuar o processo eleitoral” e incentivar “comportamentos ilegais e beligerantes”.