Exú é uma cidade pernambucana que reúne cultura, história, cenários naturais e o mais típico clima do sertão nordestino. A 630 Km da capital, Recife – Exu na microrregião da Araripina, situada na altura da Serra do Araripe é uma cidade com quase 300 anos de história.
A cidade de Exu é a terra do Rei do Baião, pois no município nasceu o cantor sanfoneiro mais famoso de toda história do Brasil. É em Exu que está situado o Museu do Gonzagão, dedicado à vida e à carreira do cantor Luiz Gonzaga com mais de quinhentas peças que pertenceram ao compositor.
No Museu do Gonzagão no Parque Asa Branca também sedia-se a casa que Luiz Gonzaga morou, devidamente montada com todos os seus utensílios que hoje serve de memorial para os visitantes.
Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, Luiz Gonzaga levou para todo o país a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra.
Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra – este sertão nordestino. Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.
Além do Parque Asa Branca com o festejado Museu do Gonzagão e a presença da Fazenda Araripe do Barão de Exu, o município também sedia outro patrimônio de grande valor histórico, o Museu Casa Bárbara Pereira de Alencar.