O administrador de empresas e produtor cultural Junieques Santos reassumiu nesta última quarta-feira (08/06), a representação da Secretaria de Estado da Cultura da Bahia na base territorial do extremo sul baiano. Ele retorna ao cargo 6 anos após ter deixado a função, onde já havia sido gestor por 4 anos. O ato de posse aconteceu na sede da SECULT/BA, no Palácio Rio Branco, na Praça Tomé de Sousa, no centro histórico de Salvador.
Como representante Territorial, função instituída pela Lei Orgânica da Cultura da Bahia, nº 12.365, o produtor cultural Junieques Santos terá dentre as suas atribuições a prestação de assessoria aos dirigentes municipais de cultura para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura.
E também será o responsável por realizar levantamento de informações e dados, além de visitas, acompanhamentos e fiscalizações aos projetos da SECULT/BA, articular as Câmaras Temáticas de Cultura, além de mobilizar públicos e redes específicas para as ações e projetos na sua base territorial da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
Junieques Santos já foi vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, é formado em administração, especialista em Políticas Públicas Sociais e em Desenvolvimento Territorial da Cultura, e retorna à função que já havia ocupado entre 2013 e 2016, quando foi o responsável por articular a criação dos Sistemas Municipais de Cultura de grande parte dos municípios do extremo sul da Bahia.
Atualmente o administrador Junieques Santos é ainda membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e coordena em Teixeira de Freitas o Projeto NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia.