O escritor Erivan Santana foi uma das grandes atrações da 7ª Bienal do Livro da Bahia após lançar nova obra em Salvador

A Bienal do Livro da Bahia 2024 tem público recorde de mais de 100 mil visitantes e mais de 800 mil livros foram vendidos e já confirmou a realização da próxima edição da Bienal, em 2026.

O escritor e professor Erivan Santana disse que o sucesso da 7ª edição posicionou a Bienal da Bahia em um evento literário nacional, e não mais regional.

A 7ª Bienal do Livro da Bahia 2024 chegou ao fim nesta quarta-feira, dia 1º de maio, depois de seis dias de programação, no Centro de Convenções Salvador, e registrou público recorde de mais de 100 mil visitantes, superando os 90 mil alcançados na edição anterior, de acordo com a organização. A GL events Exhibitions, produtora responsável pelo evento, estima que mais de 800 mil livros foram vendidos e já confirmou a realização da próxima edição da Bienal, em 2026.

O poeta Erivan Santana autografando exemplar do seu novo livro de poemas.

“Os baianos receberam a Bienal de braços abertos de 26 de abril a 1º de maio, em Salvador e, sem dúvida nenhuma, já é a maior edição de todos os tempos. Isso tudo reforça o tamanho e a importância da Bienal como o maior e principal evento de literatura e cultura do Nordeste. Brevemente, a gente lança a próxima edição para 2026, com expectativa de mais uma vez superar esses números”, diz a diretora geral da Bienal do Livro Bahia, Tatiana Zaccaro.

O consagrado escritor baiano Itamar Vieira Junior, vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio Oceanos, encontrou-se com o colega Erivan Santana na 7ª Bienal do Livro da Bahia.

A 7ª Bienal do Livro da Bahia contou com mais de 170 autores, personalidades e artistas, mais de 100 horas de atividades e 200 marcas expositoras. Entre os convidados, autores internacionais, como Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga, e alguns dos principais expoentes da literatura brasileira contemporânea, como Itamar Vieira Jr, Glicéria Tupinambá, Pedro Rhuas, Paula Pimenta, Raphael Montes, Socorro Acioli, Thalita Rebouças, Jeferson Tenório, Nath Finanças, Rodrigo França, Elayne Baeta, Kaká Werá, Emília Nuñes, Christian Dunker, Rita Batista e Erivan Santana; além de celebridades como Daniela Mercury, Tiganá Santana e Zélia Duncan.

O escritor Erivan Santana foi prestigiado pelo governador da Bahia Jerônimo Rodrigues.

O escritor e professor Erivan Santana, titular da Cadeira nº 36 e secretário geral da ATL – Academia Teixeirense de Letras foi uma das principais atrações este ano da Bienal do Livro da Bahia 2024, que mais uma vez aconteceu no Centro de Convenções de Salvador. O poeta teixeirense foi como convidado da Secretaria de Estado da Educação da Bahia. Erivan Santana teve inúmeros compromissos durante a Bienal, mas os destaques vão para o lançamento da sua mais nova obra poética – “Cartas teixeirenses, ba” –, que acaba de sair pela Lura Editorial/SP. O livro já lançado em Salvador, ganhará sessão de autógrafos em Teixeira de Freitas na primeira quinzena de junho.

O poeta Erivan Santana ladeado por leitores e admiradores na Bienal da Bahia.

O poeta participou também do Café Literário intitulado “Deixe eu falar”, organizado pelo governo do estado, em que discorreu sobre sua obra poética e sua atuação como professor da área de língua portuguesa e literatura brasileira na rede estadual de ensino, em Teixeira de Freitas, onde vive com sua família. Erivan ainda teve a oportunidade de realizar encontros com personalidades interessantes, como o escritor Itamar Vieira Junior, autor do famoso romance “Torto Arado”, o agitador cultural Antônio Aruanda e com o governador Jerônimo Rodrigues.

“Foi um momento muito especial para mim e para todos que compareceram à Bienal, autores e leitores, em que a literatura foi o grande objeto de desejo e consumo. Enfim, em que o livro foi o grande protagonista”, afirmou Erivan Santana. Além de autografar “Cartas teixeirenses, ba”, o poeta também expôs outras duas obras de sua autoria – “Baladas da misericórdia na primavera” (poemas) e “Tempos sombrios: instantâneos da realidade” (crônicas) – ambos editados pela Lura Editorial.

“Erivan Santana é um dos nomes representativos da poesia contemporânea baiana e sua participação na Bienal do Livro, neste ano de 2024, foi muito positiva para a ATL e para Teixeira de Freitas”, declarou o jornalista e poeta Almir Zarfeg. “Parabéns ao escritor Erivan Santana, o confrade nos representou muito bem e, por isso, estamos muito orgulhosos de você e da sua trajetória literária”, elogiou o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.

Teixeira: Eujácio Dantas recebe apoio por aclamação das entidades de classes em manifesto pelo Dia do Trabalhador

Sobe para 56 número de mortes por dengue na Bahia; extremo sul ainda fora da lista